sábado, 20 de março de 2010

iPod no seu carro


Taí a solução que utilizo para ouvir meu iPod no som do carro. Nada de extraordinário além de um cabo Belkin P2 - P2 estéreo. P2 é um tipo de conexão igual aquela onde se encaixam os fones de ouvido do iPod. Trata-se de uma solução meio tosca, pela inevitável presença do cabo, que fica bem aparente. Mas garante a fidelidade do áudio, principalmente se o cabo for de boa qualidade, como é o caso do Belkin.
Tenho também um iTrip igual a este da imagem acima. Um dispositivo que se acoplado a porta inferior do iPod, permite que você transmita o conteúdo dele para uma faixa FM livre que deve ser sintonizada no rádio de seu carro. A idéia parece boa, pois dispensa o uso de cabo. Mas a qualidade da transmissão se provou frustrante. Mesmo posicionando o iPod quase ao lado do rádio, a perda de sinal era enorme, e os inevitáveis ruídos de estática apareciam. Atualmente, já existe um novo modelo do iTrip compatível inclusive com o iPhone/iPod Touch. Utilizado com um aplicativo para ser instalado no iPhone/iPod Touch, permite você controlar o acessório via software. Contudo, não sei se ele ainda padece dos mesmos problemas de seu antecessor.
Mas a Belkin possue outras soluções atraentes para este fim, que ainda não tive a oportunidade de avaliar. Veja por exemplo o TuneBase FM. Se encontrá-lo, avalie e escreva para cá. Vai ganhar publicação imediata*.
Quanto ao cabo, devo dizer que não é qualquer cabo com esta configuração P2-P2 que funciona bem. A qualidade do áudio é perfeita no caso do Belkin que possue revestimento especial contra interferência magnética e de rádiofrequência. Além de possuir conectores em aço sólido que garantem uma conexão firme. É bom lembrar que seu som automotivo precisa ter uma entrada P2 exclusiva para iPod e outros tipos de mp3 players.
Mas, por incrível que pareça, um cabo igual a este, de excelente qualidade, da marca Belkin, é impossível de encontrar em Belém, e até no Brasil. Por alguma razão, ele sumiu do mercado. Encontrei-o uma única vez em uma afamada loja de informática da cidade, e, desde então, nunca mais.

* Na verdade, pesquisando na web, encontrei uma ótima avaliação do TuneBase FM da Belkin, que você poderá acessar clicando aqui. O problema, é que junto com o review, encontrei também o precinho do acessório: quase 100 dólares! Portanto, a solução do cabo P2, apesar de tosca, é baratinha e de alta qualidade.

Nenhum comentário: