sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A "trip" pelos ouvidos


De segunda à sexta, leio o simpático jornal Metro, distribuído gratuitamente nas estações de trem e metrô da Bélgica, em duas versões (neerlandês e francês). Na semana passada, a edição na língua de Molière trouxe, na sua seção Lifestyle/High-Tech, o artigo abaixo, que ouso fazer uma livre tradução.


As drogas podem ser injetadas, ingeridas ou fumadas, mas também, ouvidas. São os arquivos digitais, que podem ser baixados via internet e que prometem fazer seus"consumidores" sentir efeitos parecidos aos provocados pelo LSD ou pela cocaína. Estas "substâncias digitais" são baseadas na técnica dos batimentos binários. Isso quer dizer: cada ouvido recebe uma som parecido mas, na verdade, diferentes no que se refere à frequência. Isso seria capaz de alterar as ondas cerebrais. Segundo a neuropsicóloga Brigitte Forgeot, essa técnica pode levar o cérebro a produzir ondas desejadas, como por exemplo, as ondas lentas, alpha, que estão ligadas ao estado de relaxamento, ou ainda as ondas mais rápidas, como as ondas betas, ligadas aos estados de vigília e concentração. O site I-Doser.com diz ser o líder do mercado dos batimentos binários. Ele tem uma boutique on line deste 2005. E oferece 200 "doses" diferentes que exigem o uso de fones estéreo. Os preços dos arquivo variam entre 2,50 e 199,95 dólares. Outro site, o americano Cnet.com, teve mais de 1,4 milhões de downloads, desde 2007, quando entrou no ar. São cerca de 18 mil por semana. Os mais caros arquivos têm cerca de 30 minutos e são batizados de "Gate of Hades" e "Hand of Gog". O site promete que eles podem mergulhar os usuários nos mais terríveis pesadelos (Nota do tradutor: Hades é o deus grego, irmão de Zeus e Poisedon, que tem o poder sobre os mundos subterrâneos, dos mortos, sejam eles bem-aventurados e que vivem nos Campos Elísios, ou desaventurados, que se encontram no Inferno. Os romanos tinham tanto medo de pronunciar o nome Hades que usavam o nome Plutão para designar esse deus). Ou elevar o usuário ao estado de beatitude. Os donos do site dizem que, entre um som e outro, é recomendado dar um "reset' de 20 minutos para dissipar o efeito precedente. A doutora Forgeot diz que os efeitos acabam quando se pára de escutar os sons binários, mas alerta: "a utilização intensa pode provocar, à longo prazo, perturbações do sono ou ansiedade, como faz a utilização de psico-estimulantes". Inspirado pela técnica do tráfico de drogas real, o I-Doser propõe, primeiro, diversas amostras grátis de seus produtos. O site tem apoio de uma rede de "traficantes" que ganham até 20% sobre o preço das"doses" que eles conseguem vender.

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Por conta deste post, resolvi adquirir por 5 dólares na iTunes Store, o i-Doser para iPhone. Vou experimentar e depois faço um review. Só espero que não tenha pago 5 dólares para uma "bad trip".
By the way, o i-doser pode ser encontrado na iTunes Store em:
http://itunes.apple.com/br/app/i-doser-premium/id295536778?mt=8

Abs

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Carlinhos, eu preferi baixar as doses gratuitas, mas estou tão ocupado - preparando as aulas e aproveitando o finalzinho do verão - que não tive tempo de fazer uma experiência. Aguardo, portanto, a sua opinião.