terça-feira, 21 de setembro de 2010

Corrida de garçons em Bruxelas

No último domingo (19) foi realizada em Bruxelas (Bélgica) a 23a. Corrida Anual dos Garçons, com trajeto de 2,5 km. Participaram 100 profissionais e o vencedor foi o jovem belga David Bohne.
Em Belém-Pará, anos atrás, o mesmo evento foi realizado com regularidade. Os garçons com trajes profissionais saíam da Praça Pedro Teixeira em passo acelerado com destino ao seu sindicato, situado na emergência da rua Ferreira Cantão com General Gurjão, 11 quadras distantes do ponto de largada. Levavam em uma das mãos uma bandeja em que estavam arrumados copos e garrafa de cerveja, mantendo o braço oposto cruzado nas costas.
Eu penso que a corrida de Belém, embora mais curta, era mais difícil pela presença do aclive no início da avenida Presidente Vargas e porque os garçons utilizavam uma bandeja rasa, sem o anteparo da utilizada por seus colegas belgas. O vencedor da corrida seria aquele que chegasse por primeiro, desde que ao cruzar a linha de chegada mantivesse intacto o conjunto que transportava. Não sei se ainda acontece em Belém essa interessante comemoração, que era realizada no Dia do Garçom, em 19 de agosto. Após o encerramento da corrida, a diretoria do sindicato oferecia um almoço aos seus filiados.

Nenhum comentário: