segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tecnologia e Arte: O NY Met Produz "O Anel dos Nibelungos"



O ciclo de óperas "O Anel dos Nibelungos", de Wagner, já é famoso por ser um dos mais massivos, longos, difíceis e conhecidos grupo de óperas do mundo. Quando encenadas "back-to-back", as quatro óperas chegam facilmente a nove ou dez horas de duração, envolvendo os atores e a plateia numa verdadeira maratona lírica.

O Metropolitan de New York prepara-se para montar um novo ciclo completo, o primeiro "novo" ciclo do Met nos últimos 25 anos. E haja encenação: é uma das montagens mais caras e complicadas da história do Met, e também a que usa os recursos tecnólogicos mais avançados.

O trailer acima já dá uma ideia da loucura que vai ser esta montagem. A primeira ópera, "Das Rheingold", estreia na próxima segunda-feira, 27. As outras três óperas seguem sendo encenadas na primavera e outono de 2011, e finalmente na primavera de 2012.

O sucesso está praticamente garantido. Não só porque este ciclo tem um "built in audience" por ser o ciclo de óperas mais famoso do mundo, mas também pela ousadia e inovação tecnológica desta montagem em si. Mas nesta era de espetáculos impregnados da tecnologia mais avançada (vide qualquer espetáculo do "Cirque du Soleil"), será que a montagem do Met vai mesmo puxar as fronteiras da inovação?

Nenhum comentário: