sábado, 18 de dezembro de 2010

Apple e seus probleminhas de projeto

Eu que possuo um iPad Keyboard Dock (R$ 259,00), posso apontar uma falha de projeto marcante no iPad. Em outras palavras, um curioso fenômeno ocorre quando um simples acessório, chama a atenção para um problema do produto principal. Entendam bem a questão. 
Sendo o iPad, um produto capaz de operar tanto no modo retrato como paisagem, é absolutamente incompreensível que sua porta de sincronismo tenha sido projetada apenas em uma única posição. Ou então, justamente na posição menos favorável. Vejam na imagem, o que acontece quando acoplamos produto e acessório.
Perceberam? Apesar do iPad Keyboard Dock ser um excelente acessório que além de sincronizar seu iPad com o computador, carregar sua energia e acrescentar um ótimo teclado físico, você só poderá utilizá-lo no modo retrato!!! Irritante, para não dizer inaceitável.
Mas um designer italiano sacou a parada e já fez o óbvio. Projetou o que ele pensa ser a idéia mais revolucionária do mundo. E posso garantir aos leitores que foi a primeira coisa que me passou pela cabeça ao acoplar os dois produtos. Vejam na imagem direita como fica melhor.
Mas o italiano que teve esta brilhante idéia repentina, não ficou só no óbvio. Fazendo justiça, sua solução completa, inclui utilizar o iPhone como trackpad do conjunto. 
Oi? Uma deslavada tirada de bronca, né?
Mas não ficou só por aí. Pensavam que o casamento iPad x iPad Keyboard Dock tivesse só este probleminha? Estão enganados. Eles tem mais um. O cabo USB fornecido é obviamente muito curto. Em outras palavras, ou você tem uma tomada elétrica muito próxima ou terá que adquirir separadamente uma Fonte de Alimentação USB de 10 watts para iPad Apple (R$ 109,00) Apesar do nome pomposo, ao cabo e ao fim, é uma extensão elétrica. Algo que talvez já devesse ser fornecido junto com o iPad Keyboard Dock. Não?

6 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Esse italiano é muito safo, heim Carlos?!

ASF disse...

Acho que a intenção do projeto original do dock foi usar o iPad como uma página para digitação de texto, não como um substituto do computador. Por isso uma única orientação.

Coisas da cabeça do pessoal de Cupertino, é algo que com o tempo você passa a compreender.

Sobre o segundo problema apontado, nitidamente trata-se de algo para força-lo a gastar mais alguns trocados com a maçã. iPad sem fones de ouvido, iPhone sem dock, etc, MacBook sem adaptador de vídeo... soa familiar? :)

Bia disse...

Bom dia, Carlos:

com meu vasto conhecimento, li tudinho, e só consegui pensar: casamentos têm mesmo problemas...

Beijão.

Val-André Mutran  disse...

Os lucros vão à estrastofera e nosso bolso se dana.

Carlos Barretto  disse...

Esse italiano é um espertalhão, Val-André.Arranhou um pouco sua atividade de "designer". Rssssss.

É, Antonio. Vc conhece bem o fanatismo dos engenheiros da Apple. Ao mesmo tempo que nos irritam, nos fascinam. Mas convencer os potenciais usuários COTIDIANAMENTE de que o iPad não é um de nenhuma maneira um substituto do computador portátil, é algo bem mais difícil do que a decisão de manter a orientação em retrato do produto conectado ao Keyboard Dock. Bem que eles poderiam ter sido menos obtusos, não? Mas a estas alturas do campeonato, de irritado já passei a conformado com a decisão que os Deuses me reservaram. Rssssss.
E é claro que estes pequenos detalhes que faltaram na configuração final, servem para tirar mais alguns trocados de nossa carteira.

Bia, querida. Acho interessante que estes meus textos repletos de #mimimis tecnológicos ainda lhe causem alguma espécie. Mesmo que para levá-la a conclusões surpreendentes. Muito embora, nenhum pouco improcedentes. Sim. Casamentos tem seus problemas. Eu que o diga.

Mas o pior mesmo, amigos é que eu reclamo, reclamo e continuo absolutamente encantado com o produto que os Deuses nos sugerem. E compro. E meto a mão no bolso. Fazer o quê? É bonzinho mesmo.

Rssssss

Bia disse...

Boa tarde, querido gastador "sócio" da Apple:

é que eu esqueci de "aspear" meu comentário acima, onde se lê "vasto conhecimento"!

Daí que o problema não é do poster, é leitora. Mas, como tudo o que vem de você tem para mim um sentido, busco o que sou capaz de compreender...rsrsrs...

Beijão, de novo.