segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A ciência na década que se encerra


Exoplaneta GJ2114b; imagem: NASA

A edição da Science Magazine de 17 de dezembro trouxe à reflexão os destaques científicos da década 2001/2010.
Tento sintetizá-los nesta postagem para que passemos a virada do ano flanando e pensando sobre alguns temas fascinantes, que de alguma maneira poderão influenciar os caminhos que trilharemos num futuro breve.

GENOMA HUMANO
Temos menos genes do que imaginávamos (apenas 21 mil, um quinto da projeção original). E muito do que julgávamos lixo, na verdade é parte vital do nosso conteúdo genético.

INFLAMAÇÃO
As respostas inflamatórias estão presentes nos tecidos em muitas doenças, como o câncer, Alzheimer e diabetes, e são muito mais complexas do que jamais imaginado.

MICROBIOMA
Reconhecemos que as bactérias e outros microorganismos desempenham papel vital na proteção e no funcionamento dos nossos corpos.

CÉLULAS-TRONCO
Assunto favorito do nosso flâneur Yúdice. Nestes 10 anos começamos a aprender a manejá-las e controlá-las.

DNA PRÉ-HISTÓRICO
Com a possibilidade de mapear com precisão o DNA de criaturas e plantas extintas há milhões de anos, temos enfim a capacidade de determinar detalhes sobre o cabelo e a pele dos neandertais, por exemplo.

AQUECIMENTO GLOBAL
Nunca o tema foi tão discutido e sua importância tão divulgada quanto na última década “do meio-ambiente”.

ÁGUA EM MARTE
A presença de grandes blocos de gelo enterrados em Marte confirmou a teoria da existência de água líquida no planeta, há bilhões de anos. Talvez isso faça toda a diferença para uma futura colonização em solo marciano.

EXOPLANETAS
Em 2000 havia apenas 26 planetas documentados fora de nosso sistema solar, número este que subiu para 505 em 10 anos. E com boa perspectiva para novos registros, por conta da tecnologia astronômica.

A última década foi, portanto, a década da biotecnologia e da genética, um período verdadeiramente diferente na maneira de fazer ciência.
E as perspectivas são positivas não só nestas áreas, como também na física quântica, no estudo do clima/meio-ambiente e na astronomia.
Quem viver, verá e lerá a retrospectiva 2011/2020.
Até lá!

2 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Ei Scylla. Tú moras no lugar errado.
Tua paixão pela física e pelas coisas do espaço sideral, tinham que ser aproveitadas no Centro de Desenvolvimento do Programa Aeroespacial do Brasil.

Qual o quê?

Com teu currículo. Vais despachar astronautas para oo (infinito distante), Marte. Todos sãos da cabeça. Tenho certeza.

Que tal?

Scylla Lage Neto disse...

Val, eu ando mesmo com a cabeça na lua...
Rsssss