quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

iStore Brasil Belém - A boa nova para os Macparaenses

Já me cansei de ouvir mil e uma justificativas de Windows adictos para não migrar para a plataforma MAC Os X. Mil e uma. Muitas improcedentes. Outras, perfeitamente procedentes. Uma delas, a ausência de assistência técnica especializada em Belém. De fato, o inferno astral pode se instalar em sua vida, caso compre um Mac e ele seja premiado com um vício de fábrica. Até então, o jeito era encaminhar o produto para o centro-sul do país e aguardar, arcando com os custos de remessa e tudo o mais.
Mas isso acabou. De agora em diante, os paraenses já contam com uma Assistência Técnica Autorizada Apple (AASP) e loja de produtos Apple no coração da cidade. 
Desde o final do ano passado, já vínhamos acompanhando as notícias da consolidação desta nova empresa em Belém. Um processo que não poderia ser rápido, tendo em vista o rigor da Apple em certificar estes empreendimentos. Não basta portanto montar a estrutura física e botar pra funcionar. Há um seríssimo investimento em capacitação profissional. Coisa que só os exigentes usuários Apple podem compreender. Mas o empreendimento começou. E eu resolvi conferir. A princípio, fazendo algumas perguntas via twitter ao perfil @istorebrasil. Em seguida, indo lá no mesmo dia, já com um desafio razoável. Mas vejamos então o que aconteceu.
Além do Macbook Pro, possuo um prosaico Mac Mini com 1 gbyte de RAM, que utilizo como desktop, conectado a um monitor LCD/TV de 21 polegadas da Samsung. É óbvio que um hardware com apenas 1 gbyte de RAM é muito tosco. Mesmo que o Mac OS X rode muito bem nele. Portanto, desde o início, este era o upgrade mais recomendável para tirar proveito do processador Intel Core 2 Duo de 2 Ghz embarcado no Mac Mini. Além disso, no perfil dos Minis, a memória de vídeo é compartilhada com o sistema. O que torna a quantidade final de RAM, crítica na performance do conjunto.
Mas o leitor perguntaria: por que você mesmo não troca sua memória RAM? Eu responderia mostrando um post que fiz em 2009, em que aponto as dificuldades em se abrir uma máquina Apple. Não é coisa para corações enfermos.
Sendo assim, fui ontem no final da tarde a iStoreBrasil, com meu adorado Mac Mini em uma despintada sacola de plástico. Esperava ter que deixar o bichinho lá ao menos por uma noite, para pegá-lo no dia seguinte. Mas, pasmem, assim não aconteceu. 
Visão geral da iStoreBrasil
Fui atendido pelo Apple Certified Technician Flávio, que logo me pediu que aguardasse só um pouquinho que ele já traria meu Mini de volta, já com 4 gbytes de RAM instalados. Como assim, cara-pálida? Duvidei na hora. Mas em menos de 20 minutos, lá estava ele, com um sorriso estampado de orelha a orelha, com meu Mini devidamente bombado. Nenhum arranhão em suas estruturas plásticas ou metálicas. Tudo perfeito! Caí pra trás e engoli minhas dúvidas. 
Enquanto aguardava, fiz meu cadastro na loja, olhei os inúmeros acessórios Apple lá disponíveis, e admirei a boa arquitetura de seu interior. Lá vi, acessórios da afamada marca iLuv (capas para iPhones 4, e iPad!!!), softwares profissionais como Logic Studio Pro, Final Cut e algumas soluções completas de áudio profissional. 
Eles ainda estão visivelmente nervosos e algo desajeitados. Típico dos iniciantes. Mas imagino que esta atitude logo seja substituída por algo mais maduro com o passar do tempo, com o incremento nos desafios impostos pela exigente clientela.
A iStoreBrasil é bem vinda e fica localizada na Rui Barbosa, no térreo do Hotel Expresso XXI, na esquina com  a Avenida Nazaré. Possui estacionamento Estapar com entrada pela Rui Barbosa.
E vale a pena sua visita, mesmo (e talvez, principalmente) que não seja proprietário de um Mac.

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Atualizado às 21: 42
Este poster cometeu uma imprecisão, e qualificou a iStoreBrasil como Apple Premium Reseler.  O poster recebeu um gentil comentário de Flávio Sonoda, um de seus proprietários, informando o seguinte:

Tenho somente um ponto onde peço uma alteração no post pois a Apple é muito rigorosa com a marca. Nós somos Assistência técnica Autorizada (AASP) e loja de produtos Apple, não somos uma Premiun Reseller.

Felicidades e aguardamos sua visita novamente...


O poster pede desculpas e agradece pela retificação.

16 comentários:

Bia disse...

Delícia de texto!

Beijão

Carlos Barretto  disse...

Mas que bom que vc gostou, querida. E olha que este tema é direcionado a um público muito especial.
Bjs e obrigado.

Francisco Rocha Junior disse...

Ah, Macs podem dar defeito? Essa é novidade!
(maldade mode on...)

Edyr Augusto disse...

Conheço Flávio Sonoda e Albery Rodrigues, os proprietários. São muito bons, inclusive o Flávio me fez trocar para Macs.
Edyr

Carlos Barretto  disse...

Caro Flávio.
Minhas desculpas pela imprecisão. E mais ainda por, ao tentar moderar seu comentário utilizando o iPhone, ter inadvertidamente clicado no link "RECUSAR". Mas copiei seu comentário no GMail e irei republicar na área de comentários do post, em meu próprio nome.
Assim que chegar em casa, daqui a 1 hora, irei alterar o post com a correção solicitada por vc.
E mais uma vez parabéns e obrigado pelo bom atendimento prestado no iStoreBrasil.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Caros leitores
Como dizem por aí, mesmo mal comparado, "depois da queda vem o coice".
Ironias à parte, foi o que acabei fazendo com a iStore Brasil. Primeiro, por tê-la qualificado no texto original como "Apple Premium Reseller". Ela de fato, não o é.
Em seguida, por ao receber o esclarecimento feito por Fábio Sonoda - um dos proprietários do empreendimento - curiosamente ao moderar o comentário via iPhone, acabei por ativar inadvertidamente o comando RECUSAR COMENTÁRIO. Os dedos grandes e a pequena tela explicam isso. Eis então o "coice". Rrsssss
Mas retifico o erro comentido e resgato o texto original enviado por Flávio, que copio e colo do GMail na íntegra logo abaixo.
Desde já, peço desculpas a iStoreBrasil pela contrariedade.
Abs

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TEXTO ORIGINAL DO COMENTÁRIO

"Carlos muito obrigado pelo post ficamos muito feliz em ver a aceitação do publico...

Tenho somente um ponto onde peço uma alteração no post pois a Apple é muito rigorosa com a marca, nós somos Assistência técnica Autorizada (AASP) e loja de produtos Apple, não somos uma Premiun Reseller.

Felicidades e aguardamos sua visita novamente...

Flavio Sonoda "

ASF disse...

Fala Francisco, as vezes acontece. Mas não tem choro, os caras reconechem o problema, substituem a peça defeituosa e você não precisa ficar implorando como acontece com certas marcas de computador de "grife" super famosas.

Ah, tem o seguinte também, Mac dura pelo tempo que você decidir ficar com ele, por anos. Diferente também de certas marcas "chic fetish" que após dois anos de uso começam a apresentar problem no HD, na dobradiça do display... E é claro que nesse período você certamente já foi forçado a reinstalar o sistema operacional Windows no mínimo uma vez.

(sinceridade mode on) ;)

Raul Reis  disse...

Carlos, otimo saber da iStore em Belem, com assistencia tecnica e revenda de produtos Apple. Sucesso aos empreendedores!

O que vc achou da foto da Apple Store em NY (o cubo de vidro) no meu post abaixo?

Carlos Barretto  disse...

Olha, Raul.
Vou te responder bem ao estilo paraense.
Maninho. Tu achas mesmo que esse cubo poderia ter outra proposta que não fosse exatamente esta?

Rssss

André Batista disse...

Finalmente abriu! E os precos, Carlos?

Carlos Barretto  disse...

Preços Apple, meu caro. Só indo lá ver.

alberyrodrigues disse...

Carlos,

Muito obrigado pela visita e pela energia boa que você está nos mandando daí. O Flávio no comentário anterior já esclareceu a confusão que existem entre APRS e AASPS. No nosso caso, AASP, temos liberdade no mix de produtos, liberdade de metas (como Belém está iniciando com a Apple achamos prudente termos essa liberdade), porém o treinamento e certificações são ainda mais rigorosos, pq além de vender, nós prestamos consultoria e suporte total, dentro e fora da garantia para usuários Apple.

Acreditamos que mais que Macs (já que podemos comprar também pela internet) era esse suporte realmente que Belém merecia. Esperamos atende-los sempre da melhor forma

Abração. Aguardamos você de novo por aqui. O MacMini ficou bom? ;)

Albery Rodrigues

Carlos Barretto  disse...

Caro Albery
Prazer em conhecê-lo também. Sim. Suporte Apple de qualidade, era sim o que Belém estava merecendo. E agora, teremos a possibilidade de saber o número de Macs disponíveis na capital. Um dado que eu, particularmente, gostaria de saber.
Parabéns pelo empreendimento justo.
E sim. O upgrade de RAM deixou o Mini muito diferente. Sentido na execução de aplicativos, execução de vídeos, conversões de áudio e até na velocidade do boot.
Um upgrade altamente recomendável aos usuários de Mini no mesmo perfil que o meu.

Será sempre um prazer voltar lá.

Abs

Tupiassu disse...

Com base na indicação pós sua visita Carlos, estive hoje na loja para verificar o Time Capsule que necessitava acertar a configuração. Fui muito bem atendido pelo Flávio e Albery. Realmente a abertura da Apple em Belém preenche uma lacuna há muito existente. Desejo sucesso ao empreendimento e, dependendo de minhas indicações o exito está garantido.

Armando Tupiassú

Carlos Barretto  disse...

Caro Armando

Estou lembrado de seu problema com a Time Capsule. Se não me falha a memória. Havia algum problema quando acessada através de um PC. Não é isso?

Mas a experiência agradável que vc teve com a iStoreBrasil, eu também tive. E confesso, que a despeito do fato de eu ser um "Apple fanboy", assumido, (mas não "vendido"), também saí de lá impressionado com a capacidade da empresa recém instalada. E eles tem consciência de que os usuários Apple são enciumados e exigentes quanto a seus produtos.
Só esse respeito, já me deu boa impressão suficiente para saudar com alegria a novidade.
Continuarei aqui na torcida por eles.

Abs e obrigado pela sua honrosa visita.

Raul Reis  disse...

Carlos: O "cubo" da Apple na 5th Avenue é realmente um arraso. Só que no dia que eu fui lá, era a famosa Black Friday, o dia depois do Thanksgiving, com todos os descontos, e as filas estavam gigantescas.

E olha que os descontos nem eram tão bons assim: variavam de US$50 para a maioria dos produtos (iPad, iPhone, iPod), a US$100 para os laptops, e US$150 para produtos custando acima de US$2,000...