quarta-feira, 9 de março de 2011

Músicos de rua



Passei o fim de ano na Argentina, entre Buenos Aires e a Patagônia. Tempo quente, sol a pino, céu azul, pleno verão; tempo propício à caminhada. E, como pode dizer qualquer guia turístico, caminhar é o melhor modo de conhecer (ou o modo de conhecer melhor) uma cidade. Assim, pus-me a andar por Buenos Aires.

Um dia, em San Telmo, bairro da famosa feira de antiguidades, dei com a cena acima: uma pequena orquestra, um jovem insuspeito à frente, executava Junto a tu Corazón, clássico dos cancioneiro portenho.

Músicos de rua são comuns em grandes cidades. O que ainda me surpreende – e nem há mais porque, pois já é tão comum – é o grau de profissionalismo destes artistas: a tal orquestra, chamada El Afronte, tem até site na internet, com tradução em espanhol, inglês, francês e alemão (!).

Um show de verdade, como vocês podem ver.

4 comentários:

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Caríssimo Francisco,
Vou te confessr um (ex)segredo: eu coleciono músicos de Rua. tenho vários. O último que conheci, um sujismundaço, cara de louco, fedento feio, maltrapilho, descalço, foi dentro da cidade amuralhada de Cartagena das Indias, Colômbia. O cara cantava muito. Não me contive: tirei uma foto abraçado com o sujo chamado Oscar, provavelmente um argentino, pois cantava tango à capela: "hermoso". Proponho AO FLANAR mais esta palavra-chave, para divulgarmos a rua, afinal de contas, o que seria um flaneur se não houvesse a rua?

Francisco Rocha Junior disse...

Proposta aceita, Roger.

Eu mesmo tenho outro vídeo de uma dupla que vi tocando Bach em taças de cristal, na Île Saint-Louis, em Paris. Show!

O mais interessante é que, flanando pelo Youtube, achei uma filmagem da mesma dupla tocando em Praga!

É como disse o Gilberto Gil: antes mundo era pequeno, porque Terra era grande; hoje mundo é muito grande, porque Terra é pequena.

Abs.

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Então posta. Não vale a originalidade deste blog? O pessoal do you tube vai querer te assediar... Contenha-se!

Francisco Rocha Junior disse...

É só um trechinho, como no vídeo desta postagem, Roger. Mas eu o postarei, qualquer dia desses.
Abs.