sábado, 9 de abril de 2011

E aí Simão? Vai baixar a cabeça para SP e MG?

Em meio às negociações com o governo brasileiro por incentivos à fabricação de tablets, a Apple já enviou ao país os primeiros lotes de componentes para montagem local do iPad.

Segundo a Folha apurou, um carregamento com componentes já está a caminho do Brasil em contêineres embarcados a partir da Ásia, que hoje concentra a fabricação dos produtos Apple.

A previsão de chegada é de até dois meses, tempo suficiente para que as várias instâncias de governo formalizem as políticas de incentivo.

Além de redução de 9,25% de PIS e Cofins, que a Apple poderia aproveitar com a classificação dos tablets como computadores - como já sinalizado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo-, há a possibilidade de a produção também ser beneficiada por incentivos fiscais dos Estados.

Hoje, o ICMS aplicado sobre a cadeia de distribuição chega a 33%.

O candidato natural à produção da Apple é São Paulo, na região de Jundiaí e Indaiatuba, onde estão unidades da Foxconn, fabricante do iPad, do iPhone e do iPod.

No Estado, o governo já ratificou benefícios fiscais para fabricantes de eletrônicos como isenção de IPI, redução de ICMS de 18% para 7% e incentivos sobre máquinas para a produção local.

Na Folha de hoje.

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E ai senhor governador? Despache o Sergio Leão para matar essa parada para o Pará.
Não tem segredo. Conversa de pé de ouvido com a Foxconn.
Vai encarar? Ousadia pra mim é isso.

6 comentários:

ASF disse...

Tá isso, dessa eu duvido! Infelizmente.
Mas me fez rir e tornou mais divertido o meu sábado.

Val-André Mutran  disse...

Caramba Antonio. Caistes na pegadinha!?

Carlos Barretto  disse...

Caraca! Era "pegadinha", Val-André?
Eu já estava pronto para uma ação mobilizadora.
Kkkkkkkkk

Marcelo disse...

O transporte a partir da Ásia seria mais barato pra Belém do que pra São Paulo ! :) Não quero falar sobre o outro problema ! :)

Val-André Mutran  disse...

Tá valendo também Carlos.
Se era pegadinha?
Será?

Val-André Mutran  disse...

Marcelo.
1 x 0 a favor do Pará.

Se for, por exemplo navios lotados de containers com, mora lá: capacidade acima de 400 mil ton. A conta começa a ser desfavorável – não é o caso em relação a implantação de uma planta CKD no Pará, apenas para a montagem das peças do iPad ou qualquer outro equipamento dessa linha da informática da Apple.

Agora, as vantagens do Pará em relação ao Porto de Itaqui, no Maranhão são inúmeras, desde que se faça um investimento de acomodação.

Qualquer outro porto no litoral atlântico brasileiro perde de mil pra gente em termos de competitividade de frete até 400 mil ton na cabotagem até o Porto de Barcarena.

E as outras cousas MArcelo. Pode deixar que eu mesmo detono.