terça-feira, 7 de junho de 2011

WWDC 2011 - Um caminhão de novidades

Ufa! 
Alguém anotou a chapa do caminhão que passou por cima de mim durante o evento de ontem na WWDC? Brincadeirinha, é claro. Mas, com efeito, falar sobre tudo o que foi lançado ontem, não será nada fácil. Não só pelo volume de informações, bem como pela quantidade de perguntas ainda sem resposta, que ficaram na platéia que assistia embasbacada. Inclusive eu, que a assisti ao vivo, indiretamente, através do liveblog do Engadget, e posteriormente a conferi em vídeo disponibilizado pela Apple ontem mesmo, que você também poderá apreciar se clicar aqui
Claro que todas as dúvidas que persistiram no evento, serão respondidas ao longo do tempo, através da própria Apple ou publicações especializadas. 
Vamos então, em uma sequência de posts,  tentar resumir as novidades de ontem. 
Basicamente ela se resumiram em 3 grandes pacotes: Mac OS X Lion, iOS 5 e iCloud. Teve até direito a clássica one more thing. Mas ela não foi nenhum hardware especial. E muito menos o tão especulado iPhone 4G S, como chegou a ser batizado em websites especializados muito mais em rumores do que em fatos. Falaremos sobre ela em momento oportuno.

Um comentário:

ASF disse...

Agora é OS X, sem a palavra Mac.

Notei isso logo que apareceram os banners no Moscone Center mas muita gente deu de ombros. Eu não, achei curioso desde o princípio e continuo sustentando a opinião de que a remoção da palavra Mac não foi ao acaso.

Quem conhece bem a Apple sabe que ela nunca faz nada sem uma razão bem definida.

Agora parede que tem mais gente notando isso e sustentando algumas teorias que validariam a remoção.

De minha parte acredito que a Apple está empenhada em transformar dispositivos baseados em OS X (sim, o Mac foi rebaixado a categoria de dispositivo como o iPhone, iPad e iPod, não é mais o centro do hub digital concebido por Jobs faz mas de dez anos) e iOS naquilo que os navegadores web representaram para a indústria nas duas últimas décadas.

Um cliente universal (movido à apps e harware sofisticado porém acessivel) e conveniente para manipular seus dados e acessar informações, além de se comunicar de uma forma poderosa e muito simples.

E o iCloud desempenhará um papel essencial na concretização dessa visão da Apple. Alguém duvida? Então esperem até surgirem as primeiras apps que farão uso das APIs desenvolvidas pela Apple para o iCloud e veremos acontecer uma nova revolução.