sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Murakamimania



Graças a uma postagem do Edvan Feitosa sobre o filme japonês Norwegian Wood, baseado num livro de Haruki Murakami, reacendi o impulso da leitura deste que talvez seja o principal romancista em língua japonesa da atualidade.
Destaco os livros Kafka à Beira-mar, o próprio Norwegian Wood e Minha Querida Sputinik, todos disponíveis no Brasil.
Como Murakami mora nos Estados Unidos e também é tradutor, resolvi enfrentar a leitura dos livros restantes em inglês e comecei por After Dark (em português lançado como Depois do Anoitecer; 2004; Editora Alfaguara).
Encontrei uma obra levemente densa, como a névoa noturna do inverno nipônico, com as características indefectíveis do autor: personagens femininos fortes, homens hesitantes e submissos, pitadas de surrealismo, ilusão dos sentidos e sensualidade incipiente.
Um belíssimo fragmento de noite, assim eu definiria o livro. Focando no indivíduo e no todo, Murakami nos eleva do chão e nos induz ao onírico.
Fiquei imaginando como seria um romance semelhante, viajando na noite belenense. Algo assim como After Charque...

2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Não sou um Murakami, mas te convido a assistir a peça Sem Dizer Adeus, que reestréia hoje no Teatro Cuíra às nove da noite, ficando em cartaz, sempre às sextas, sábados e domingos até o primeiro final de semana de setembro.
Abs

Scylla Lage Neto disse...

Edyr, obrigado pelo convite.
Hoje não poderei ir, mas certamente aparecerei por lá para ver a peça.
E, graças a Buda, você não é o Murakami, e sim o próprio Edyr Augusto.
Rssss.
Abs.