terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Apple surpreende e lança a iTunes Store BR

Os rumores apontavam a próxima quinta-feira. Mas a boa nova veio na velocidade do twitter, pelo amigo @caiobaptista. E aconteceu na virada desta segunda para terça. De surpresa mesmo.

Brasileiros e brasileiras! Comemorem!
O dia tão esperado chegou agora há pouco. Finalmente, está aberta a iTunes  Store Brasileira! E com o mesmo conteúdo variado que já existia na iTunes Store/EUA. 
Como podemos ver na captura de tela ao lado, o rei Roberto Carlos é a capa do dia do lançamento. Mas lá também estão Marisa Monte ao lado de Shakira, Rihana e a famosa coleção digital dos Beatles (com destaque para Yellow Submarine). O novo disco de Chico Buarque Chico também está em destaque em lançamentos, podendo ser adquirido na íntegra. 
Os preços praticados, são precisamente os mesmos nominais praticados em dólar americano. Ou seja, 0,99 centavos DE DÓLAR. Em outras palavras, ao passar seu cartão de crédito, lembre-se que isso será convertido pela taxa de câmbio do dia praticada pela sua operadora de cartão de crédito. Não sabemos ainda se as operadoras de cartão de crédito irão cobrar a taxa de compras em dólar no exterior. Ou seja, na melhor das hipóteses, o preço em reais deve variar de 1,82 a 2 reais por música.
E por fim, para completar as boas novas, o iTunes Match está valendo oficialmente no Brasil. Agora, por uma anuidade, você vai poder manter backup online de todo o conteúdo de sua biblioteca do iTunes.

------------------------------------------------
Atualizada às 00:58 h

O iTunes também foi atualizado agora há pouco para a versão 10.52. Totalmente recomendável que seja feita sua atualização, antes de qualquer aquisição de conteúdo. Muito embora, a iTunes Store BR tenha funcionado normalmente na versão anterior instalada em meu Mac.

------------------------------------------------
Atualizada às 1:11 h
Há conteúdo nacional surpreendente. Para se ter uma idéia, encontrei o álbum Sotaque de Reggae-Boi do Arraial do Pavulagem,  Guitarradas do Pará e o álbum Na explosão do Carimbó de Pinduca. 

15 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Faltam somente os outros aplicativos que linkam funções com a iTunes Store serem atualizados.

O exemplo mais evidente (e mais esperado, creio eu) é o SoundHound, que ainda não está ligado à loja brasileira do iTunes.

Espero que não demore.

Edyr Augusto Proença disse...

E aquele negócio de iCloud que vem pedindo? É para topar?

ASF disse...

Francisco, isso não depende da Apple. O SoundHound é uma app de terceiros e como tal segue a política de desenvolvimento e atualização dos criadores.

ASF disse...

Sobre os preços: eles estão mais baratos que na loja americana.

Vale ressaltar o enorme valor do Music Match. Ele não se presta apenas a fazer manter uma cópia de músicas na nuvem, na realidade por apenas R$ 45,00 a anuidade, você pode legalizar seu acervo de MP3.

Isso mesmo, o iTunes Music Match legaliza os MP3 que estão na sua biblioteca do iTunes. Claro, é preciso que as músicas estejam disponíveis no acervo da loja, que já é enorme e só cresce a cada dia.

ASF disse...

É sim, e é de graça. Leia mais sobre iCloud aqui: http://www.apple.com/br/icloud/

Carlos Barretto  disse...

Claro, Edyr.
O iCloud já está disponível e funcionando deste o lançamento da última versão do iOS. E é grátis. Só não inclui o backup das músicas do iTunes. Este é pago, está sendo habilitado no BR agora, e se chama iTunes Match.

Abraços

ASF disse...

Francisco, o SoundHound é uma app de terceiros, portanto segue um ciclo de desenvolvimento e atualização que só depende do criador.

Sobre o iTunes Match, além do óbvio benefício da disponibilidade do acervo na nuvem, o enorme diferencial do serviço da Apple (que não está disponível em nenhum outro da concorrência) é que ele "legaliza" o acervo de músicas armazenado no seu computador. Isso mesmo, aquele MP3 de procedência duvidosa armazenado no seu computar pode ser substituído por uma versão de alta qualidade e oficial do artista em questão. E ele passa a ser seu.

Bacana não é mesmo?

Francisco Rocha Junior disse...

Égua, ASF, vocês, AppleFanBoys, são mesmo insuportáveis... eu sei que depende do criador do SoundHound, e não da família Jobs... Meu comentário não foi uma crítica à Apple!

Quiser eu ter fãs da minha empresa assim! Meu Deus!

:D

ASF disse...

Perguntou, respondi, na bucha! ;)

Olha, do meu acervo totalizado 5206 o iTunes Music Match identificou 2599 itens. Nada mal!

ASF disse...

Agora falando sério Francisco, ainda não experimentei usar o SoundHound com a iTS_BR no ar. Tem certeza que ao ser remetido a iTS, depois de autenticar ele não identifica a loja pelo seu Apple ID?

Eu vou testar.

Francisco Rocha Junior disse...

ASF, uma notícia sensacional: o SoundHound foi atualizado agora à noite e já tem link para o iTunes brasileiro! \o/

ASF disse...

Ei vi, eu vi. Pronto, agora chega de choro, recomponha-se por favor! ;)

Carlos Barretto  disse...

Antonio
Pelo que vi, os preços ainda estão os mesmos da loja americana.
Ainda em 0,99 centavos DE DÓLAR, diga-se.

ASF disse...

Você tem razão, a maioria ainda está no mesmo preço da americana.

Carlos Barretto  disse...

Este link, vou deixar aqui especialmente pro Francisco.

http://macmagazine.com.br/2011/12/12/o-que-significa-ser-um-fanboy-da-apple-e-que-tipo-de-pessoa-usa-essa-expressao/