quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sob nova direção

Estamos mais do que orgulhosos em dizer que Raul Reis, nosso amigo de longas décadas e correspondente deste Flanar nos States, é agora diretor da mais do que prestigiada escola de Jornalismo (Jounalism & Mass Comunication) da Florida International University, sediada em Miami - EUA.
Raul, saído da turma de 1984 do curso de Comunicação Social da UFPA, era, desde de 2000, professor da California State University in Long Beach, onde chefiava o departamento de Jornalismo. Raul concluiu o PhD em Comunicação e Sociedade, em 1998, na School of Journalism and Communication, da Universidade do Oregon. A tese foi “A Gente se Fala Depois da Novela: An Ethnography of Television
Viewing in the Brazilian Amazon" -
um trabalho minucioso sobre o ato de ver televisão em São João de Pirabas - Pará. Com esse trabalho, Raul ganhou, em 1997-1998, os prêmios de melhor tese na categoria International/Intercultural Doctoral Dissertation - pela National Communication Association (NCA) dos EUA e na School of Journalism and Communication, University of Oregon. Antes disso, tinha feito Master of Science in Journalism and Mass Communications, em 1994, pela A. Q. Miller School of Journalism and Mass Communications, pela Kansas State University, com a dissertação “Environmental News: Coverage of the Earth Summit by Brazilian Newspapers."
Há anos, Raul mantém seus alunos norte-americanos antenados com o que se passa na Amazônia e no Brasil através de viagens anuais de estudo à Belém e Florianópolis. Bem, agora, ele começa uma nova etapa na vida profissional. Essa, sem dúvida, de muitos desafios que estão à altura dele, o acadêmico mais pé no chão que eu conheço.
Parabéns, Raul!

7 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Que beleza! Que maravilha! Obrigado pelo post, Edvan. Assim ficamos sabendo os detalhes que faltavam, para comemorar o sucesso incontestável de Raul.
Muito orgulho dele.

Marise Rocha Morbach disse...

Edvan, me lembrei daquela curtição dos anos 90: "Paraenses que brilham no Sul do Brasil". Sem dúvida o Raul estaria no topo da lista neste momento! Será que ele aceita bolsistas paraenses!?!
Parabéns Raul! estamos orgulhosos, sem dúvida!

Erika Morhy disse...

Ah, Marise, muito legal lembrares desse "bordão"!
Ó, gente, não conheço Raul, mas a apresentação do Edvan foi incrível. Já curti e desejo muita sorte pra ele.

Scylla Lage Neto disse...

Parabéns!!
Sei que o Raul virá à Belém em breve, o que seria uma ótima oportunidade para uma comemoração num Flanar Encontro.Que tal?

Pedro do Fusca disse...

É estes exemplos que nos enche de satisfação a nos paraenses. Parabens Raul!

Yúdice Andrade disse...

O texto nos permitiu conhecer melhor esse grande profissional. Como é curioso dividir um espaço (este, virtual), sem saber mais sobre os parceiros! Mas gostei muito do que li.
Já escutei muitos estudantes dizendo asneiras sobre o Pará nunca produzir profissionais de renome nacional ou internacional. Por isso mesmo, fico encantado de saber que Raul saiu aqui da nossa UFPA e que até sua pesquisa era paraense, já que versava sobre São João de Pirabas. Maravilhoso.
Raul tem em mim um fã. Virtual, mas um fã.

Raul Reis  disse...

Obrigado a todos! A vida tem andando tão ocupada que estou em falta com o Flanar e os amigos blogueiros. Mas finalmente estou em Belem, em ritmo de festas. Que tal uma cerveja para celebrar???