segunda-feira, 5 de março de 2012

Apple Store Amsterdam - EXCLUSIVO da Holanda para o Flanar

Nossa querida amiga Ana Isa Van Djik -  há anos residente na capital holandesa - esteve neste Domingo na Apple Store Amsterdam inaugurada no dia anterior. De lá, gentilmente, ela envia com exclusividade para o blog suas impressões, com muitas imagens feitas de seu estimadíssimo iPhone 4. 
Desde já, o blog agradece a valiosa contribuição de Ana. 


The Apple Store Amsterdam

Ana Isa Van Djik*

A loja fica no mais badalado point da cidade, a Leidseplein - largo de bares e restaurantes agitadíssimo 24/7! Só pra situar a imponência do endereço, a loja é vizinha dos museus do Van Gogh e Rijksmuseum - (onde se vê “A Ronda” de Rembrandt), o Hard Rock Café Amsterdam, o Bulldog Bar (fornecedor famoso de prazeres proibidos), a P.C. Hoofdstraat (uma espécie de dutch Rodeo Drive) e o Holland Casino. Tudo peso pesado do comércio local. O prédio em si é deslumbrante, até pouco tempo abrigava o ABN AMRO Bank cuja saída cedeu lugar a duas pérolas do sonho de consumo atual: na esquina a loja da Apple e ao ladinho a loja do Mini Cooper! Se passar por ali, tem que entrar!!!

Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Fruto de um trabalho de restauração primoroso até nos detalhes, o prédio de linhas clássicas oferece amplas janelas de vidro abaulado emprestando um ar futurista que em tudo combina com o interior minimalista e elegante, que te recebe logo de cara com a escada de vidro de Jobs (descrita em detalhes em sua recém lançada biografia). A foto diz tudo.

Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
A impressão que se tem é que se sobe ou desce no ar, peça arquitetônica que eu diria tratar-se de uma “State of the Art”!

Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
A loja ocupa dois andares e impressiona pelo tamanho, é enorme! Alvíssima, de decoração e mobiliário tem muito pouco. Algumas mesas de madeira leve servem de apoio para expor todos os produtos da empresa feitas de diversos tamanhos e alturas para acomodar com o mesmo conforto e importância adultos e crianças!
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Para olhos mais atentos o ambiente impressiona também pela pujança tecnológica e poderio econômico da marca. Nas pouquíssimas paredes, grandes telas digitais com material informativo sobre produtos e temas de interesse de applemaníacos. Não há uma só folha de papel circulando pela loja, tudo absolutamente tudo é digital e exposto nas mesas via iPads fixos.

Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Muitas pessoas trabalhando (de camiseta azul)! Em tempos de crise européia e filosofia liberal, a força econômica da empresa é desafiadora... No mais, há uma diversidade fantástica entre os tipos e biotipos contratados: jovens, pessoas maduras, homens, mulheres, punks, tatuados, nerds, loiros, morenos, chinos, negros, hindus etc, o grupo é bem representativo dos habitantes da cidade. Estes mesmos funcionários te dão as boas vindas, explicam como funciona, e ministram workshops temáticos ali mesmo, no espaço da loja.
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Outra coisa curiosa: não se vê em canto algum os famosos “Caixas” para pagamento de compras. Todos os atendentes circulam com um iphone mais robusto nas mãos que são registradoras ambulantes, quer dizer, você escolhe qualquer coisa como num supermercado, e paga enquanto circula pelos salões!

Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
A loja oferece praticamente todos os produtos oferecidos na internet e ainda outros de fabricação exclusiva com as marcas da cidade - a ver, capas e bolsas para iphone e Macbook Air com a logo de Amsterdam.
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
Imagem: Ana Isa Van Djik (via iPhone 4)
A Apple Amsterdam oferece treinamento personalisado para os clientes interessados, assistência técnica local, e com o pagamento de €99,00 por ano, o cliente passa a ser convidado a participar de todas as atividades (workshops, palestras e treinamentos) organizadas. Enfim, a loja é um show e está longe de desapontar em qualquer quesito. Eu diria que é tão linda e impecável como os produtos que oferece. Melhor que isso, só vindo aqui conferir!

 Ana Isa van Dijk

Amsterdam 2/Mar/2012

*Ana Isa Van Djik é arquiteta paraense, Brasileira com muito orgulho sem jamais perder seu valioso senso crítico, casada com Henk Van Djik, tem duas filhas e mora em Amsterdam. Além disso, é contemporânea dos tempos do NPI/UFPA com este poster.




Leia também o que já foi publicado sobre o assunto:

4 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Um sonho de consumo, lugar lindo!

ASF disse...

Eu diria que é um modelo para qualquer varejista seguir. Assim como os produtos da Apple, a loja também é um farol para todo o mercado.

Scylla Lage Neto disse...

Barretto, a escada é alucinante!
Fiquei imaginando se fizessem uma escada infinita, tipo a escada de Penrose (http://pt.wikipedia.org/wiki/Escada_de_Penrose), deste mesmo material.
Superaria tudo!
O problema seria que ninguém sairia de loja!!
Abs.

PS: abraços para a Ana Isa, que também foi minha colega.

Ana Isa disse...

Oi Scyla,
a escada é linda - uma "eye catcher" como se diz!- e merece uma visita particular. Alguns detalhes que o livro (biografia do jobs) revela é que a estrutura dela é fruto dessas maravilhas que só a arquitetura e engenharia contemporâneas são capazes de oferecer à ousadia da criatividade. No fundo, dizem eles, que estas peças de arte transparentes são utilizadas para encantar os observadores e fazê-los ir bisbilhotar o andar superior (algo temido em termos de marketing comercial) só por causa dela. E olha amigo, o truque funciona! Passei por ela duas vezes, só pra sentir a leveza e observá-la melhor por dentro! Quando vier por aqui me avise!