segunda-feira, 12 de março de 2012

Belém da década de 1980



Na tarde chuvosa de ontem caiu de paraquedas (ou de guarda-chuva?) no meu colo um DVD bastante curioso, o documentário Belém aos 80, dirigido por Januário Guedes e lançado pela Sol Informática.
O filme, cujo ano de produção não consegui identificar, passeia por vários aspectos da Cidade das Mangueiras na fatídica década de 1980, mas tem como ponto forte a abordagem do então efervescente cenário cultural.
A fotografia, o teatro, a música e as artes plásticas são dissecados com propriedade através de entrevistas feitas com personalidades como Emanuel Nassar, PP Condurú, Simões, Miguel Chikaoka, Luis Braga, Walter Bandeira, Eloi Iglesias, Edgar augusto, Edyr Augusto e Paes Loureiro, entre outros.
Lucio Flávio Pinto também contribui à obra com interessante depoimento sobre o assassinato de Paulo Fonteles, disponível no You Tube.
Os vídeos musicais e das peças de teatro da época, oriundos principalmente da TV Cultura, são uma preciosidade tanto para os que viveram aquela década quanto para os que tem curiosidade sobre a Belém que "já teve" tanta coisa boa.
Ganhei a tarde e a semana inteira.

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Scylla
O link do You Tube, não funcionou.

Abs

Scylla Lage Neto disse...

Obrigado, Charlie.
Agora já funciona e vale a pena dar uma espiadinha, até para entender como começou o Jornal Pessoal.
Abs.