quinta-feira, 1 de março de 2012

De volta aos clássicos – Cocteau Twins I

O ano era 1984. Num tabuleiro de liquidação na seção de LPs e cassetes da desaparecida Mesbla, na Padre Eutiquio, vejo uma fita com essa imagem ao lado. O nome do grupo (ou será do álbum?) me intriga, mas é a arte gráfica que me hipnotiza. Não havia a versão LP e assim não pude escutar na loja. Mas enfim, o preço era de banana. Comprei. Lembro de correr para casa e ao dar o play no toca-fitas, aí sim, entrei em hipnose. Nada se comparava àquela voz, àquelas guitarras distorcidas, aos efeitos de loopings. Que idioma é esse em que essa voz indescritível canta? Por que não há fotos dos integrantes na capa?
Lembro como se fosse ontem. A descoberta do grupo escocês Cocteau Twins mudou minha percepção da música em geral e da música pop em particular. O grupo, formado por Elizabeth Fraser, Robin Guthrie e Simon Raymonde, durou 16 anos e produziu 8 LPs, 9 singles, 10 EPs e uma série de compilações que até hoje, com sorte, se encontra nas lojas.
Esses dias, ouvindo algo de Sigur Rós, me veio à mente o Cocteau Twins . É evidente que os escoceses continuam a ser fonte de referência para músicos contemporâneos, como os garotos islandeses, Björk e Massive Attack.
_____________________________________________
Em novembro de 2009, Val-André Mutran postou aqui um incrível set list do Cocteau Twins e deu a dica de um tributo à banda escocesa. E em janeiro de 2010, Francisco Rocha Jr também escreveu aqui sobre o CT, trilha sonora dos tempos de vestibular.

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Que maravilha, Edvan.

Há referências passadas no blog sobre o Cocteau Twins: um post meu (http://blogflanar.blogspot.com/2010/01/recordacoes.html) e uma seleção sensacional do Val-André (http://blogflanar.blogspot.com/2009/11/uma-ideia-que-virou-sucesso.html).

Tenho também essa sensação de hipnose com o som do CT. Como bem lembraste, há vários pontos de contato com o igualmente cultuado Sigur Rós - o som etéreo e a língua inventada, por exemplo.

Como eu disse, no post a respeito deles, nada é mais adequado que chamar esse som de DreamPop.

Abração.

Val-André Mutran  disse...

Aqui, uma inconfidência, caro Edvan e Francisco. É muito, mas muito provável mesmo, que o Cocteau Twins, seja a banda que jamais vou enjoar de ouvir.
Gosto de paixão.
Aos leitores quiserem a Discografia mais do que completa de um humilde colecionador. Manifestem-se.
Um abraço a todos.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Caros Val-André e Francisco Jr, legal saber que temos algo em comum nas trilhas sonoras de nossas vidas. Abraços.

Val-André Mutran  disse...

Lamentavelmente constatei que meu post sobre a banda está com problema.
Providenciarei o restabelecimento do conteúdo para o deleite de todos aqueles que ainda não tiveram o provilégio de ouvir tão magnífica construção sonora.