sexta-feira, 11 de maio de 2012

Prevenção da AIDS


A liberação pelo FDA do medicamento Truvada, uma combinação poderosa de dois anti-virais (Tenofovir/Emtricitabina),  para uso em grupos de risco de AIDS com o objetivo de prevenir a infecção pelo vírus, parece finalmente estar por um fio.
Em poucos dias ou semanas espera-se que seja dada a autorização oficial pelo órgão americano regulador da saúde para que o medicamento seja usado na dose de 1 comprimido/dia por pessoas saudáveis.
As pessoas que trabalham em hospitais de referência para o tratamento da doença e os casais com um dos parceiros infectados pelo HIV deverão ter prioridade no acesso ao medicamento.
Os efeitos colaterais não são poucos e nem desprezíveis (diarreia, tonturas, náuseas e vômitos), o custo é elevado e a proteção parece ser menor para as mulheres, mas já será um bom começo, uma tímida aurora na luta profilática contra este poderoso inimigo.

2 comentários:

Silvina disse...

Penso que a todo inimigo poderoso é vital uma reação, ainda que tímida. Reagir é sempre um bom começo. Mesmo que o fim nao seja o sucesso, pode-se dizer que reagir é uma vitoria. Penso eu.

Scylla Lage Neto disse...

Silvina, pensamos nós!