sábado, 4 de agosto de 2012

E o "Bob Moog Doodle" deu caldo!

Você deve lembrar deste Google Doodle
Lançado originalmente em maio deste ano, este doodle homenageava o pioneiro da música eletrônica Robert Moog

Ao lançar o antológico Moog Synthesizer, Bob Moog não só aperfeiçoou a tecnologia eletrônica primordial dos sintetizadores. Conseguiu também embuti-la em um equipamento (caixa de madeira com teclas e vários knobs)  transportável portátil. Estavam criadas as condições para que o produto se expandisse mundialmente.

Contudo, o objetivo deste post não é falar sobre Bob Moog. O destaque é para o extraordinário doodle feito em sua homenagem, bem como para alguns interessantes desdobramentos.

Utilizando tecnologia sofisticada, o Bob Moog Doodle é totalmente tocável! E está disponível para uso imediato clicando aqui

O doodle é aparentemente simplório. No limite, você só precisa usar as teclas de seu computador para executar os famosos timbres produzidos pelo Moog Synthesizer original. Experimente! 

Entretanto, se você utilizar com mais paciência, vai descobrir que o Moog Doodle é realmente bastante sofisticado. Todos os knobs e ítens disponíveis na imagem são clicáveis e vão modificar os timbres disponíveis por default. Além disso, á direita do sintetizador,  há um gravador de rolo onde você poderá até gravar os sons que produzir. 
Imagem: The Christian Science Monitor

Se você realmente se entusiasmar, descobrimos um site dedicado a explicá-lo muito bem. O The Christian Science Monitor além de publicar este excelente tutorial, elegeu as 10 melhores músicas produzidas exclusivamente com o Moog Doodle.

Vejam o exemplo abaixo.



É lógico que o autor, após gravar dois fraseados distintos produzidos no doodle, utilizou um editor de áudio para agrupá-los em camadas. O resultado ficou mais consistente
Interessante, não?

Leia mais sobre:

Nenhum comentário: