domingo, 19 de agosto de 2012

Jon Anderson & Vangelis: A perfeita conexão de dois virtuosos músicos




Conta a lenda que certo dia, o super tecladista Rick Wakeman alegou "estafa" e pediu aos colegas do Yes, que precisava de um tempo. Alegou problemas pessoais, estresse… e os caralhos! Não é fácil pra ninguém segurar a "parada" que esses caras seguram em intermináveis turnês, cuja rotina é pra "cabra duro"! Desapegado das coisas normais.

Meses, às vezes, quase um ano sem ver a família e os amigos para dar conta de cumprir a agenda pesadíssima de compromissos é coisa de louco. Só quem vive nesse turbilhão tem a condição de confirmar a loucura que é viver plugado em 220 V, vinte quatro horas. Uma hora o cara pifa.

A comunicação gerou um corre corre dos diabos!

As demais estrelas do Yes sentiram o baque.

Quem poderia substituir naquela altura, uma criatura que personificava uma verdadeira "bruxaria" nos teclados? Um virtuoso músico que agregou incalculável valor à uma das melhores bandas de rock de todos tempos?! Era tarefa difícil. Nada era insolucionável para o místico Jon Anderson. Uma espécie de "baldrame" do Yes e colaborador com diversos músicos e bandas, com parcerias em trabalhos com a lendária banda King Crimson, ou com o não menos espetacular brasileiro "Milton Nascimento e o também inglês Mike Oldfield pudesse fazê-lo, digamos, perder o "rebolado". Rsssss!!!

Segundo relatos, o primeiro encontro de Jon Anderson com o grego Vangelis, ocorreu na segunda metade dos anos 70, em Londres. Vangelis seria o substituto de Rick Wakeman nas teclas, o que nunca aconteceria. No entanto, Jon participou como vocalista nos álbuns de Vangelis Heaven and Hell (1975 e See You Later (1980), e tocando harpa no álbum Opera Sauvage (1979).

Ocorre que o grego tem um baita carisma, além, é claro, de ser não apenas um virtuoso tecladista. Vangelis é um compositor fenomenal e muito produtivo.

Pois não é que o grego encarou o "bicho grilo" do Yes e o projeto dessa parceria foi bem-sucedido!

A dupla produziu quatro capítulos (álbuns) e duas coletâneas (caça níquel de gravadora) que deu o que falar.

É imensa a minha satisfação de poder compartilhar com todos vocês as maravilhosas canções criadas pelos caras.

"Horizon", do Álbum "Private Collection", assim como, "I Hear You
Now", do precioso "Short Stories", "I'll Find My Way Home" e a não menos apaixonante "Far Away in Baagad", do mesmo "Short Stories", são canções magníficas, singulares.

Despertam na alma os melhores fluídos. Uma preciosa sensação de felicidade. Quebrei o protocolo e incluí "Rachel's Song", de autoria do grego e parte integrante da trilha sonora do filme Blade Runner - 0 Caçador de Andróides.

Enjoy now! 

Set List




3 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Égua, cara! Agora tu me pegaste pelo pé! Tô escutando.

Scylla Lage Neto disse...

D. J. VAMP's back!
God bless us all!
Long live rock'n'roll!

Val-André Mutran  disse...

É new age da melhor qualidade.
Um abraço a todos.