sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Educação!

----------------

É curioso, curioso, muito curioso......O deputado federal Nilson Pinto(PSDB) deixou  o comando da Secretaria Estadual de Educação e voltou a assumir a função de representante  legislativo. Nilson Pinto foi reitor da UFPA; e é doutor em geologia por uma universidade alemã. A geologia é uma das ciências mais avançadas entre as ciências exatas e naturais. É avançada em métodos; é avançada em conhecimentos; é avançada naquilo que pode produzir efetiva transformação  ambiental e social. Mas desconheço projetos do deputado federal Nilson Pinto para o setor mineral, no Pará(isto significa que podem existir inúmeros projetos para o setor realizados pelo deputado: eu é que os desconheço). Sei de inúmeros projetos na área da educação; e conheço seus parceiros municipais; ou seja, os prefeitos que trabalham com ele ou por ele. Pois bem; Nilson Pinto foi assumir a Secretaria de Educação do Pará que é, de longe, o maior barril de pólvora da história das instituições públicas paraense. De lá já saíram  inúmeros escândalos. De lá, saem os índices que tem  nos colocado na vanguarda do atraso. Os índices educacionais servem para explicar muitas coisas. Desde o desenvolvimento humano - felicidade, satisfação, ambição; e por aí vai -; até as piores mazelas, como subdesenvolvimento, pobreza e ausência de civismo. Bons índices educacionais nos dizem, com muita clareza, o que a população significa para seus governantes.Os do Pará são lastimáveis. Ouvi, das mais diversas fontes, que as irregularidades na Secretaria de Educação do Pará,  no comando de Nilson Pinto, haveriam de se constituir em um dos maiores escândalos do governo de Simão Jatene. Muitas citavam  o nome de Lena Ribeiro, atual mulher de Nilson Pinto. Para meu espanto, vejo que o também ex-reitor da UFPA, Alex Fiúza de Melo, foi ocupar o cargo de Secretário de Educação, deixado vago por Nilson Pinto. A vida imita a arte? O que levou Alex Fiúza de Melo a aceitar sair da Secretária de Ciência e Tecnologia para assumir a Secretaria de Educação? Quais são os fatos que estão sendo apurados pela Polícia Federal e por auditoria federal? O jornalista Lúcio Flávio Pinto está levantando a lebre em uma nota muito discreta chamada Notícia traduzida, na Edição de  nº 529 do Jornal Pessoal que está nas bancas, quentinho. A Secretaria de Educação do Pará é,  há décadas, o centro de conflitos entre partidos, sindicatos e  interesses privados. E não é para menos. Ela reflete o que significa o domínio deste setor para a manutenção das elites, dos empresários e dos poderes locais: estaduais e municipais. Além disto, ela recebe vultosos recursos federais que tem sido cooptados  de forma anti-democrática e excludente. É preocupante o silêncio em torno deste fato. Não lamento a entrada de Alex Fiúza de Melo no comando da secretaria de educação: o considero  preparado ao exercício da função! Mas, estranho a forma como saiu Nilson Pinto; e lamento o descaso midiático sobre o fato; ainda!

------------------------------------------------

De fato, o deputado federal Nilson Pinto(PSDB) estava no comando da Secretaria Especial de Promoção Social  na qual a Secretaria de Educação está  vinculada desde junho de 2011 quando foi aprovado o projeto de lei que criou as Secretarias Especiais - ou  "super secretarias" -; ou seja, houve uma alteração no organograma do governo do Pará. O que torna ainda mais curioso o fato é que Alex Fiúza de Melo saiu da Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável - da qual a Secretaria de Ciência e Tecnologia esta vinculada -  e foi assumir a função de "super secretário" no lugar de Nilson Pinto.
Mais curioso ainda.......

------------------------

4 comentários:

Erika Morhy disse...

Muitíssimo bem provocado, Marise. E tudo lamentavelmente demasiado indigesto!

Marise Rocha Morbach disse...

Sim Erika, demasiado indigesto.

Flávio Sidrim Nassar disse...

Transcreve o comentario do Lucio, nao é por isso q vamos deixar de comprar o JP em papel. É q tu moras na frente de uma banca. Transcreve vais. Assim entendemos melhor o contexto da teu post.

Marise Rocha Morbach disse...

Vai lá Flávio:

[...]Notícia traduzida

No dia 13 a coluna Repórter Diário, do Diário do Pará, publicou a seguinte nota, sob o título Rombo:
" Autoridades paraenses estão com as barbas de molho com a chegada de um grupo de investigadores da Polícia Federal e de auditoria federal em uma secretaria do Estado, a mando do Tribunal de Contas da União (TCU), para apurar suposto rombo astronômico em convênios com o governo federal. Já houve mudança no comando e até dondocas estão temerosas de que o escândalo se torne público. Por enquanto a investigação da PF é sigilosa, mas brevemente deve vir à tona, mostrando toda a extensão dos quadrilheiros".
Para uma coluna de jornal, a nota é suficiente. Mas o assunto, demasiado sério, exigia apuração imediata, a serviço do distinto leitor, o que o Diário não fez.
A secretaria referida é de educação. A troca de comando se deu entre Nilson Pinto de Oliveira , que retomou o seu lugar de deputado na Câmara Federal, e Alex Fiúza de Melo. A mudança não foi pacífica. Talvez resulte em distanciamento crítico entre o governador Simão Jatene e seu ex-secretário, ambos do PSDB. As dondocas citadas podem ter comparecido ao casamento suntuoso do deputado com a socialite Lena Ribeiro.
As suspeitas de irregularidades somariam, segundo as denúncias em apuração, dezenas de milhões de reais.[...]
No Jornal Pessoal; nº529;JAN, 2013;2º Quinzena; p.8.