sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um templo para a Inveja?


Postei em junho de 2012 , Dias Cinzas. Estava às voltas com a maluquice do mundo......Entre as quais envelhecer, que  virou uma  desonra. Queremos viver! Envelhecer? Não! Os lugares comuns ditam as regras do que se deve olhar, apreciar e desejar. Aliás, o preconceito tem esta função: colocar cada coisa em seu devido lugar. E a Inveja? Essa é a grande deusa do mundo contemporâneo: fiquemos de joelhos diante dela....


--------------

As pessoas enlouquecem a olhos vistos. O preconceito e a inveja parecem ser o grande motor  disto. E os lugares comuns vão ditando as regras do jogo. 
-Eu não sou assim! Como não? Diz uma voz atrás de algum lugar. E este lugar é mais conhecido como o Lugar Comum. A ciência tem uma grande contribuição ao problema, pois conseguiu positivar as coisas: tornou o mundo passível de explicação! Tudo pode ser explicado! Tudo deve ser explicado! É lamentável a camisa de força na qual vamos sendo apertados, comprimidos e silenciados. A força dos lugares comuns é quase que uma vertigem. Se age assim, é porque quer tal coisa! Se pensa assado, é porque quer cozido! E junto com isto veio a ditadura da beleza. Só os belos tem vez! E o pior: Todos podem ser belos! É só uma luz adequada; uma pequena cirurgia plástica, e tudo fica belo! Imaginem o que os velhos europeus vão enfrentar em poucos dias. A maioria da juventude européia está desempregada ou não terá emprego. As garantias sociais que os velhos já alcançaram, dificilmente serão quebradas. Será que envelhecer será um bom negócio, na Europa? O mundo parece um grande angu, no qual a força dos lugares comuns é o tempero. Todos vamos para algum lugar. Todos temos que casar. Todos temos que nos separar. Todos temos que ficar bonitos. Todos temos que ser felizes. Tá feia a coisa! A inveja e o preconceito vão sendo cultuados como os deuses nos templos. Não podemos Ser, em paz. Ninguém pode mais sofrer, que já é um melancólico patológico. Nada disso, melancolia não é um assunto legal! Todos devemos ser felizes! Legal? É seguir o rebanho dos invejosos e preconceituosos. Lamento informar: Dias cinzas, estes!


4 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Marise, para os dias cinzas, "diversão, é solução sim!..."
Abs.

Edyr Augusto Proença disse...

Gris

Marise Rocha Morbach disse...

Scylla, só peguei uma carona das tuas postagens, rsrs. E estou escrevendo sobre isto para outras esferas que não o blog. Depois: gosto pacas desse tema: melancolia e revolução.

Marise Rocha Morbach disse...

Edyr: cristandade? Rs.