domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sobre a Rua

Sobre uma obra do Banksy, bem interessante. Segue uma tradução da matéria:

[ A quem pertence a arte de Banksy  ao ser  posta em  um prédio privado? Essa é uma pergunta que surgiu recentemente após um famoso trabalho de Banksy ter sido arrancado da lateral de um prédio em Londres, despachado pelo atlântico, e posto à leilão por um valor final estimado em mais de meio milhão de dólares.
A obra em questão é intitulada 'trabalho escravo', e apareceu pela primeira vez na lateral de uma loja de descontos no norte de Londres em maio de 2012. Segundo a CNN, os residentes afeiçoaram-se à obra, e a atenção que ela trouxe à vizinhança.
Infelizmente, para os residentes, a obra foi abruptamente cortada da parede na semana passada. Noticias logo surgiram de que o dono do prédio havia ordenado a extração da parede para 'preservar o trabalho'.
Bom, 'preservar' é aparentemente sinônimo de 'lucrar' na cabeça do proprietário: 'trabalho escravo' apareceu no catálogo de uma casa de leiloes em Miami, e será vendida neste sábado na coleção de "arte moderna, contemporânea e de rua", por um preço estimado entre 500 e 700 mil dólares.
Desnecessário dizer que os locais que se deleitaram com a obra não ficaram felizes com o desenrolar da estória. O caso também engatilhou uma discussão sobre quem tecnicamente "possui" a obra, uma vez que foi feita sem permissão num local público, em um prédio privado.
O vendedor de Miami por trás do leilão, diz que o trabalho foi pintado numa parede  privada, e o proprietário desta pode fazer o que quiser com a sua parede.
(...)
Se a venda do Banksy se concretizar e terminar arrecadando um valor interessante, poderemos em breve encontrar vários exemplos de famosas instalações artísticas de rua sendo arrancadas de seu lugar original e sendo vendidas à colecionadores de arte particulares. ]

Um comentário:

Marise Rocha Morbach disse...

Obra de Banksy sai do leilão, muito bom!
http://noticias.br.msn.com/video/default2.aspx?videoid=def9ec4c-6fb8-a22e-61fc-9d82e5130083