quarta-feira, 6 de março de 2013

O cérebro que habito

Atordoado por não encontrar palavras adequadas para fazer um comentário sobre a postagem A Pele Que Habito, de Marise Morbach, resolvi recomendar a ela e aos leitores do blog um filme, como um contra-argumento ao filme de Almodóvar.
Frank e o Robô, uma comédia dramática de 2012, "escapou" do nosso circuito belenense de blockbusters de shopping, mas felizmente está disponível para locação e compra.
O filme está longe de ser uma obra-prima, mas nos mostra o relacionamento conturbado entre um ladrão aposentado (Frank Langella, em ótima atuação) e um robô, de forma simples e singela, nos induzindo a crer que a afetividade e a amizade dela decorrente são características inerentes a nós, humanos.
Sim, acredito no homem!

10 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Eu também acredito no homem, Scylla. O filme de Almodóvar é, de fato, atordoante. Imaginei que você ficasse atordoado. Meu filho ficou: e é um homem livre, bonito, sensível, inteligente e amoroso. Almodóvar faz, neste filme, aquilo que sempre achei o mais correto: Se é para bater: bate no fígado. Ele generaliza e é cruel com os homens. Mas, veja, o Almodóvar vivenciou a educação comandada por padres crudelíssimos e sádicos em uma Espanha que pariu Franco e os nossos algozes latino-americanos. Quer saber mais sobre os espanhóis? Leia "O Paraíso destruído" de Frei Bartolomeu de Las Casas. Quer saber mais sobre os português? Leia Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre. É um ótimo começo.

Marise Rocha Morbach disse...

Outro texto importantíssimo: A "Conquista da América", de Tzvetan Todorov.

Scylla Lage Neto disse...

Marise, se eu ler as três obras que você sugeriu, eu tenho chances de sobreviver?
Rss.

Marise Rocha Morbach disse...

Acredito que sim |Scylla; vocês médicos tem estofo, e muito, para enfrentar a violência.

Carlos Barretto  disse...

Não leia, Scylla. Vai por mim. Não leia. A madre superiora vai puxar as tuas orelhas.
Rsssssss

(Pisc) ;-)

Marise Rocha Morbach disse...

Madre Superiora: Eu???? Rs, tá me reconhecendo, é? Rsrsrs

Carlos Barretto  disse...

La la ri lá lá....

Rssssss

Scylla Lage Neto disse...

Kkkk

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Tem um cara, um brasileiro, que conhece mais as mulheres que Almodovar: Chico Buarque.

Marise Rocha Morbach disse...

Roger, eu considero o Chico um entendido no assunto; mas, confesso, não chega aos pés do Almodóvar. Sei que escrever isto pode parecer uma blasfêmia para muitas mulheres que visitam o Flanar. Sou fã de carteirinha do Chico, mas no quesito "maluquice feminina", sou mais o Almodóvar,rs.