sábado, 13 de abril de 2013

De bigode e salto alto em Israel e no mundo

Há um tempo escrevi algo sobre a música e a cena dance de Israel. Tel Aviv tem umas das noites mais animadas e diversas que conheço. Nos últimos anos, o hype israelense corre o mundo graças ao sucesso do projeto Arisa. O produtor Omer Tobi  teve a ideia de tocar músicas típicas do Oriente Médio  em uma festa gay que acontece uma vez por mês em Tel Aviv e que reúne cerca de 2 mil Ele teve a inspriração de chamar Uriel Yekutiel (o bigodudo)  e Eliad Cohen (que faz o tipo bofe/barbie) para fazer performances das músicas ao vivo e  em vídeos, que viraram febre na páginal oficial do projeto no Youtube.  Isso foi o estopim para que a festa gay se tornasse a mais descolada festa do país, atraindo inclusive o público heterossexual.
Depois, eles sairam organizando noites Arisa pela Europa, pelo mundo, e chegaram a ir a São Paulo em 2011, numa das Viradas Culturais.
Uriel Yekutiel, de cílios postiços, maquiagem e bigode, é personagem em clip de outras bandas descoladas da cena israelense, como a The Young Professionals, sobre a qual escrevi aqui, em setembro de 2011, o post Tel Aviv Beats.
 Os videos da Arisa são hilários porque brincam com estereótipos,  e isso no berço de todo  radicalismo religioso, Israel.

Nenhum comentário: