terça-feira, 9 de julho de 2013

Celebremos a poesia, os poetas e as poetizas

Num dia como o de hoje, em 1980, Vinícius de Moraes passou a ocupar outro espaço poético. Deixava lágrimas e saudades em um bocado de gente. E olha que só de esposas foram nove! Amigos e admiradores, incontáveis. Eternizou-se o “poeta, poetinha vagabundo” com a beleza de suas obras, com sua boemia inveterada, com sua passionalidade por mulheres e parceiros de música. Mas foi também num dia como o de hoje, no ano de 1935, que nascia a igualmente bela Mercedes Sosa. A imponência não estava só na sua voz de intérprete, mas também no vigor e força de suas convicções revolucionárias. Assisti o recém-lançado documentário "Mercedes Sosa, la voz de Latinoamerica". Diria que é bom. Nem mais, nem menos. Há imagens de época que sempre ajudam a desmistificar ou mitificar ainda mais; há uma série de depoimentos significativos, inclusive de brasileiros - como já se deve saber. Não me agrada a idéia do filho dela ser o condutor das entrevistas. É como se buscasse protagonismo para ele mesmo. Melhor ficar por aqui, pra garantir o "bom".

Importante mesmo é que hoje, pelo menos pra mim, é um dia de celebrar a poesia, os poetas e as poetizas.

Foto: do site do filme indicado acima

5 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Um grande VIVA à vida e à poesia!

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Erika, Mercedes Sosa sempre serà a eterna voz da América Latina. Eu semore me assombro com o vir das interpretações dela, da presença cênica que me marcou profundamente, acho em 1979, quando se apresentou naquele famigerado ginàsio da Escola Superior de Educação Física, na 1° de Dezembro. Abs.

Erika Morhy disse...

Caramba, Edvan! Ela esteve em Belém? E no Ginásio de Educação Física? Ai, que invejinha de você rs Ali curti de Lobão a Blitz :p

Erika Morhy disse...

É, Scylla, que estejam sempre vivas! rs Abração.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Erika, foi um dia incrivel porque corria rumores de aue a PF iria invadir o Ginàasio e prender tiodo mundo. Só havia subversivos perigosos, como eu, na flor dos meus 15 anos...Imagina! Quem levou ela à Belém foi Carlinhos Correia. Aliàs, alguém precisa contar a histùoria do maior priodutor de shows em belém nos anos 70/80. Abs.