terça-feira, 9 de julho de 2013

Niet au serieux

Se tem uma coisa que adoro dos meus compatriotas belgas e brasileiros é essa capacidade de rir de si mesmo e das instituições. Na Bélgica, a gente costuma dizer, misturando neerlandês e francês, levar algo, alguém  niet au serieux - não à sério.
Na semana passada, depois de 20 anos de reinado, nosso rei Albert II, 79 anos de idade, anunciou, em rede nacional de TV e rádio,  que abdica o trono em favor do príncipe herdeiro Philippe, 53 anos de idade. A entronização do filho mais velho do atual soberano belga - que  provavelmente como rei se chamará Philippe I - será no próximo dia 21 de julho, data em que a Bélgica comemora  183 anos de independência. Ele será  o 7° Koning der Belgen / Roi des Belges - rei dos belgas, o título oficial do monarca da dinastia Saksen-Coburg en Gotha.
As charges, os cartoons nos jornais e na internet sobre o rei, o príncipe e entourage se superam cada dia. Mas o vídeo acima é um pimor. Para ver legendas em inglês ou francês, basta clicar na parte ondertiteling  abaixo, à direita.

Nenhum comentário: