sexta-feira, 12 de novembro de 2021

SUSrealismo literário


           Somos obrigados a tomar decisões

que costumo chamar de decisões de carne e osso.

Ali, à beira do leito, olhando para a expressão de sofrimento do doente,

estamos expostos, contaminados pela emoção.

Marcio Maranhão, em: Sob Pressão, 2014

         Flanando pelos sebos cariocas, num roteiro que sempre gostei de fazer pelas cidades onde passo, encontrei SOB PRESSÃO, na Buarque de Macedo, Largo do Machado. Findei a leitura num fôlego só, aliás, durante um voo de cerca de três horas até Belém. Estupefato e taquicárdico, retornei ao início do livro e achei o telefone do autor em dedicatória ao amigo Ronaldo Gomes. Então, após aterrissagem, abandonei minha timidez e enviei uma mensagem ao autor, parabenizando-o pela obra, que a meu ver mereceria ser premiada - se é que já não foi.

Descobri que Marcio Maranhão é um cirurgião torácico, também formado no Rio de Janeiro. Alguns dos personagens daquele livro eu conheço: Carlos Alberto Guimarães, grande cirurgião desde os tempos de minha passagem pelo Rio como residente e depois em congressos e UNIFESP; o Miraldi começando a carreira. Mas o que mais importa é que o livro emociona. O tempero é apimentado em pitadas mais rascantes a provocar ciúmes a Atul Gawande, Groopman, James Cole, Henry Marsh e outros consagrados médicos da literatura saxônica.

Sem deixar de fora a linguagem regional, a narrativa sobe os morros cariocas municiado das verdades que compõem o SUS surrealista, ao destripar a saúde pública brasileira com a destreza de um bom e titulado cirurgião. Quem o lê e viveu aquela atmosfera sente-se um personagem do livro, quiçá, o autor, dada sua realidade pruriginosa. Para que melhor me entendam, Maranhão se apoia tanto sobre o SUS quanto em sua biblioteca, ao visitar Nietzsche, Moacyr Scliar, Zuenir Ventura e outros mais. Viaja numa ambulância do SAMU com os vidros abertos e sirene em alerta, em busca de palavras e formas para descortinar o caos da medicina em sua “amplitude mais nefasta”, como retrata o autor.  

Destarte, vivi a nítida impressão que o seriado da rede Globo tinha como fonte de inspiração aqueles relatos - e isso talvez já lhe seja um prêmio. Quando retornou a mensagem, Marcio me confirmou e, mais que isso, ficou intrigado com a forma que eu havia traçado o caminho para contar essa história. 

Confesso que não assisti nenhum episódio televisivo, mas deverei prestar mais atenção, enviesado por esse tique-taque narrativo, agora em carga audiovisual.

Guardando devidas proporções, os caminhares literários do autor se transformam num imaginário bem visceral, que me fizeram relembrar o consagrado TROPA DE ELITE, uma película marcante na história do cinema brasileiro contemporâneo. Ao relatar tal fato a Jorane Castro, em conversa de corredor de hospital, a professora do curso de Cinema da Universidade Federal do Pará bate com a mão na mesa e diz: "é melhor que Tropa de Elite".

Então, para finalizar, mandei na postagem mensagem um pequeno texto do poeta francês Paul Valéry, que também achei no mesmo sebo: "Belo instante, sacada do tempo. Tu sustentas por meio de um homem [narrador] um olhar de universo, uma parcela daquilo que existe contra toda coisa. Respiro em ti uma potência indefinível, tal como a potência que há no ar antes da tempestade".

Pedi ao escritor que não se esqueça de agradecer a Ronaldo Gomes por tamanha generosidade...

Nenhum comentário: