terça-feira, 10 de abril de 2007

iPod sem risco


Apesar da notícia publicada pelo G1 e repercutida em vários outros sítios especializados, os felizes proprietários de iPods podem continuar tranquilos. O vírus conceito (não faz nada além de mostrar uma tela gráfica no iPod informando sobre a possibilidade de infectá-lo) que ameaçaria os belos brinquedinhos, atinge apenas aqueles poucos que resolveram instalar o sistema operacional Linux no reprodutor de mp3 da Apple.

Sim. Uma mini versão Linux chamada de Podzilla pode mesmo ser instalada no iPod e acrescentar algumas funcionalidades adicionais como a execução de joguinhos e utilitários. Somente os iPods até a terceira geração estariam aptos ao Podzilla.
O problema é que para fazer isso, além de ter conhecimento algo acima da média, exige que se mude o firmware (software de controle do aparelho, gravado em memória ROM) do iPod. O processo é automatizado e grava uma cópia do firmware original da Apple antes de executar a transformação, possibilitando o retorno a configuração original.
Mas é brincadeira de gente iniciada. Afinal, utilizar um sistema operacional em um aparelhinho com apenas 4 teclas (imagine digitar um texto no iPod), é muita aventura para pouco retorno.
Portanto, quem apenas o utiliza para o maravilhoso fim a que foi destinado, não precisa se preocupar.
Aliás, o meu é o pretinho da esquerda.

Nenhum comentário: