quinta-feira, 5 de abril de 2007

Risco animado



Última "novidade" mesmo para o Windows é a descoberta de uma gravíssima vulnerabilidade de segurança envolvendo aqueles inocentes cursores animados de mouse que deixam seu desktop mais alegre. O resultado é que seu computador pode ser infectado por spywares, ter liberado o acesso a informações críticas (senhas bancárias, etc) e ainda ser transformado em um zumbi, utilizado para atacar outros computadores.
Tal situação, levou a Microsoft a liberar uma atualização de "emergência" ontem pela manhã, via Windows Update. Mas a emenda - para alguns - pode ser pior do que o soneto, segundo relatos na ZDNet.
A vulnerabilidade - que já está sendo chamada de ANI bug - atinge simplesmente quase todas as versões do windows, incluindo o novíssimo Vista.
Esta, virou notícia mundial, com artigos inclusive na imprensa não especializada.
Apesar de nada ter de específico que o proteja deste tipo de ataque, o navegador Mozilla Firefox até o momento, encontra-se livre deste risco.
Sim. O ataque só ocorre em quem usa o Internet Explorer.
Que tédio!
Leia mais na Computer World.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ontem, por solicitação do fabricante, eu tive que instalar um AD-ON Pack da Symantec no meu Norton. Aparentemente está relacionado com o Vista, embora eu não use essa geração do Windows.

Carlos Barretto  disse...

O problema do ANI bug atinge windows 2000, XP (SP1 e SP2) e o Vista.
Portanto, se o Ad-Onn lhe for proposto, melhor aceitá-lo se vc for usuário de um destes SOs.

ASF disse...

Uma pequena correção: trata-se de uma falha exclusiva do Windows, e não é o computador que pode ser infectado e sim o sistema Windows.

É recomendável a instalação imediata do patch (correção para o sistema), somente para Windows oficial.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com