terça-feira, 5 de junho de 2007

Windows Vista: personalizando a barra lateral


Barra lateral do Vista e seus gadgets.


Gadget de feeds RSS.

Figura 3 - botão de feed RSS no IE 7.0

Figura 4 - Neste sítio, clique em Inscrever-se neste feed.

Figura 5 - Clique em INSCREVER.

Figura 6 - Agora você pode escolher seu feed preferido.

Para quem já tem o Windows Vista e possui um PC parrudo, já deve ter notado a nova barra lateral área de trabalho. Lá podemos encontrar inúmeros pequenos aplicativos que a Microsoft denomina estranhamente de gadgets.
Muitos deles realmente úteis. Podemos encontrar aplicativos para previsão do tempo, cotação de moedas, relógios, utilitários de monitoramento de atividade de CPU e memória RAM, etc.
Existe uma enorme variedade de gadgets na galeria da Microsoft, que podem ser adicionados a barra lateral. Alguns feios e inúteis. Outros interessantes. Alguns mais estilosos podem ser encontrados no sítio americano da Microsoft.
Em minha área de trabalho, como você pode ver na primeira imagem acima, optei pelo relógio personalizado, pela previsão do tempo, calendário, utilitário de monitoramento de CPU e RAM e um interessante aplicativo, onde posso ter acesso às notícias do Brasil atualizadas continuamente, se estiver conectado a internet. Lá, você recebe feeds RSS, que vem a ser uma tecnologia web utilizada para publicar conteúdo frequentemente atualizado. Estes feeds podem ser obtidos através de softwares especializados ou mesmo navegadores.
Pois bem. O gadget de feeds RSS da barra lateral do Vista é o foco deste post e você pode vê-lo em funcionamento na segunda imagem, configurado para o UOL.
Mas qual a novidade disto?
Voltemos então alguns meses atrás.
Quando o Vista foi lançado em 31 de janeiro deste ano, muita gente gostou deste gadget especificamente. Mas a gritaria geral era que, acreditava-se, que ele só mostrava conteúdo publicado pela Microsoft e seus parceiros.
Isto, definitivamente NÃO é verdade.
Para que você configure os feeds que deseja receber (inclusive os do Flanar), existe uma configuração em 2 tempos.
Primeiro, acesse a internete utilizando o Internet Explorer 7.0 (IE 7.0). Vá até o sítio que disponibiliza conteúdo através de feeds, como a CNN, por exemplo.
Ao abrir o sítio, observe o ícone padrão de feed RSS disponível na barra superior do IE 7.0, que vai assumir o formato da figura 3. Sinal de que o sítio disponibiliza feeds RSS. Clique nele.
Você será então levado a outro sítio, onde aparece a figura 4. Clique em INCREVER-SE NESTE FEED. Em seguida, o Vista mostra a figura 5. Clique em INSCREVER e pronto!
Passamos a segunda fase.
Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo de RSS feed da barra lateral e escolha OPÇÕES.
Agora sim! Além dos feeds da Microsoft, você vai poder escolher aquele de seu interesse, como nos mostra a figura 6.
Mas lembre-se: só funciona com o Internet Explorer 7.0.

Nenhum comentário: