terça-feira, 27 de novembro de 2007

Publicando charges compartilhadas em seu blog

O sítio Charges.com.br, é muito popular na web brasileira. E a blogosfera pode utilizar suas animações livremente. Tanto isto é verdade, que o Charges possibilita ao menos 2 maneiras de fazê-lo: na primeira é copiando o link e colando em seguida em seu blog; na segunda (a mais interessante), você será capaz de publicar a charge escolhida para visulaização direta em seu blog, sem que para isso tenha que remeter o leitor ao sítio do Charges.
Vamos nos deter em um passo-a-passo que contempla a segunda opção.

1) Vá até o Charges.com.br e escolha a animação que deseja publicar em seu blog.

2) Observe que logo abaixo da animação, existem 2 links: o primeiro (Endereço URL) atende à primeira opção de divulgação da charge; o segundo (embed:), é o que nos interessa. Selecione o segundo link com o mouse e digite CTRL-C (que tem o mesmo efeito que ir até a barra de menu do navegador e clicar em EDITAR --> COPIAR). Fazendo assim, você estará copiando o código para a área de transferência do sistema operacional.



3) Abra outra janela ou aba de seu navegador. Deixe a janela do Charges.com.br em segundo plano, para voltar a ela em caso de necessidade.

4) Agora crie uma nova postagem normalmente em seu blog, acessando o Painel de Controle do Blogger ---> Criar Nova Postagem.

5) Na janela de postagem convencional do Blogger, observe que ela possui 2 abas: EDITAR HTML e ESCREVER. Deixe selecionada a aba ESCREVER, e digite o texto que deseja acrescentar à animação, o marcador e o título do post, se for o caso.



6) Selecione agora a aba EDITAR HTML.



7) Deixe o cursor do mouse no início do primeiro parágrafo do texto que você digitou no passo 5 e dê 2 espaços, clicando duas vezes na tecla ENTER. O objetivo é arranjar espaço para colar o código HTML copiado do Charges.com.br no passo 2.

8) Com o cursor do mouse bem no início da área em branco que você ganhou com o passo anterior, digite agora CTRL - V (que tem o mesmo efeito que ir até a barra de menu do navegador e clicar em EDITAR --> COLAR). Vai ficar exatamente como na figura abaixo, com o código HTML na parte superior e o texto que você escreveu no passo 5. É assim mesmo. Fique tranquilo. O código HTML não será visível na postagem final. Apenas o texto que você escreveu.



9) Finalmente, clique no botão PUBLICAR POSTAGEM e verifique o resultado.

2 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO.

ME FOI MUITO ÚTIL.

PAULO BH/MG

Carlos Barretto  disse...

Que ótimo, Paulo.
Faça bom uso do recurso e obrigado pela visita.