segunda-feira, 5 de maio de 2008
Fotografia Digital
Imagem: Submarino.
Recentemente, fui provocado por nossa querida comentarista Bia (blog Travessia), a fazer uma lista de no mínimo 5 livros que jamais sairão da biblioteca. Além disso, deveria listar ao menos um, que poderia simplesmente ser jogado no lixo.
É um desafio e tanto, sem a menor dúvida.
Pelo que me vem a cabeça, entre os que de fato jamais saíram da biblioteca, posso enumerar Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marques), O Nome da Rosa (Humberto Eco), Em que crêem os que não crêem (Humberto Eco), Demian (Hermann Hesse), O Lobo da Estepe (Hermann Hesse), A Paixão Segundo GH (Clarice Lispector), ...
Viram? Apenas 5, é muito difícil! E esta é com toda certeza, uma lista injusta, feita no afogadilho. Com um pouco mais de calma, faria várias atualizações.
Quanto aquele único, que mereceria ir ao lixo, mais difícil ainda. Este, prefiro deixar para responder em um outra ocasião.
No momento, desejo muitíssimo compartilhar com os leitores, um livro técnico. Perdôem-me todos, - Bia incluída - mas não posso deixar de recomendar o livro que tem me revelado novos horizontes no hobby que tento abraçar duramente como amador: fotografia.
Adquiri na livraria Laselva do aeroporto de Belém, o excelente Fotografia Digital - Uma Introdução, de Tom Ang. É um livro bonito, com preço um pouquinho acima da média, ricamente ilustrado e muito útil para quem deseja abraçar a fotografia digital e todas as sua possibilidades. Muito embora, o autor o apresente como uma "introdução".
Tom Ang é um professor da universidade britânica de Westminster e possui um programa de televisão na BBC.
Leia mais a respeito dele na Wikipedia, em seu sítio pessoal e também alguns tutoriais que Ang gentilmente disponibiliza aqui e aqui, na BBC.
O livro? O que posso dizer é que até o momento contém a informação mais impactante que já consultei a respeito. Altamente recomendável para iniciantes.
Quanto ao hobby, o fenômeno é realmente muito grave. Largo a Sony DSC H5 que ilustra meu perfil no blogger e, a partir de agosto, se os planos derem certo, saio de Nikkon D60 (DSLR).
Já a jardinagem, já flui no meu sangue tranquilamente. Minha casa é um mar de plantas.
Só falta parar de fumar. Vou conseguir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Meu caro, como amante da fotografia que jamais deu jeito de fazer um curso e, definitivamente, não pode ser considerado autodidata - inclusive por conta da impaciência com equipamentos que nem sempre funcionam como gostaríamos -, agradeço entusiasmado a recomendação. Vou atrás do livro. Afinal, tenho uma filha a caminho e não quero perder momentos especiais simplesmente por não saber como explorar a câmera.
Quanto ao "só falta parar de fumar", tens aqui todo o meu apoio. Pára, Barretto!!
Meu caro Yúdice.
O livro é muito bom. Mas vc vai ter que se disponibilizar, mesmo que no nível bem amador, a entrar em uma leve curva de aprendizado. Mas nada que certamente vc não domine em pouco tempo, na base da tentativa e erro. Mas deve se dispor a tirar a regulagem de sua câmera do Automático para o Manual. Isto já será um grande avanço.
Aproveite.
Abs
Postar um comentário