segunda-feira, 23 de junho de 2008

Banda larga móvel em Belém: calma e cautela

Hoje estive na loja da TIM para conferir o anunciado TIM Web, plano de banda larga móvel da operadora.
Com o TIM Web, a operadora vende um minimodem USB e um plano de uso de dados.
Em tese, assinado o contrato, bastaria plugar o minimodem em seu notebook, fazer a adequada configuração e (estando dentro da área de cobertura da operadora) sair navegando na web.
Os preços de modem e dados variam de acordo com a taxa de downloads contratada. Sendo assim, o plano que mais me interessou foi o de acesso ilimitado (99 reais) + modem por 199 reais. Perceba que este valor será acrescido a sua conta telefônica convencional com a operadora. No caso, apenas os 99 reais de mensalidade, pelo acesso ilimitado. O modem, você só paga uma vez, na hora de contratar o serviço e seu preço aumenta na proporção inversa do plano de dados que você contratar. Em outras palavras, quanto maior a taxa de dados contratada, mais barato o minimodem.

Muito bem. Este é um resumo daquilo que pretendia contratar. Mas, como todo consumidor deveria fazer, fui à loja exatamente atrás de maiores informações. Após enfrentar uma fila básica, iniciei um diálogo com uma atendente bem prestativa, que devo reconhecer, não tentou me enganar e forneceu as informações que acho importante compartilhar com os leitores.

1) É compatível com MAC Os?

Sim. O MAC OS está preparado para conectividade total com qualquer tecnologia de banda larga móvel. E existem alguns sítios que esclarecem como configurar seu MAC com o modem. (Vou publicar o link aqui em outro momento).

2) O modem será compatível com a futura rede 3G que deverá também ser implantada pela TIM em Belém?

Depende. A operadora disponibiliza 2 tipos de modem: um compatível EXCLUSIVAMENTE com a tecnologia GSM (mais antigos) e outro, compatível com GSM e 3G. Aí exatamente reside o perigo. A TIM Belém possui por enquanto apenas o modelo GSM (tecnologia obsoleta e por consequência, lenta e improdutiva para a web). Informa a atendente que os modelos já compatíveis com a tecnologia 3G, apesar de existentes, no momento estariam indisponíveis "pela grande procura" na cidade. E pelo que ainda informou a atendente, quem adquirir agora o modelo EXCLUSIVAMENTE GSM, terá que desembolsar mais alguns tostões para levar o modelo 3G (mais rápido, moderno e produtivo). Quando disponível.

O ideal, elegante e justo seria que a TIM se dispusesse a trocar gratuitamente os modems GSM para os consumidores que adquirissem estes modelos obsoletos, até 30 dias antes do lançamento da tecnologia 3G. Apenas como exemplo. Como fez a Apple no passado, quando do lançamento de iPods mais poderosos. Mas talvez seja demais esperar isso da TIM. Melhor então, é não arriscar.

Concluindo, só contrate agora o serviço se tiver muita necessidade e a operadora GARANTIR a compatibilidade de seu modem com a futura tecnologia 3G. É melhor portanto aguardar antes de fechar qualquer negócio com banda larga móvel na cidade. Ao menos pela TIM.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem, essa história de incompatibilidade do modem disponível com a futura rede 3G precisa ser revista.

Qual exatamente era o modelo do modem disponível para venda?

Pergunto isso porque recentemente vários conhecidos compraram o serviço e receberam um modem Huawei E221 compatível com GPRS (velocidades de até 140/100 Kbps - quase nunca atingem isso) e UMTS (a rede 3G). Eles nem sequer sabiam disso ou foram informados pela TIM.

O importante mesmo é dar uma olhada nos specs do modem.

Outro detalhe importe é levar em consideração que na prática a experiência de navegação na web com esses dispositivos móveis (pelo menos no GPRS - e ninguém sabe quando a 3G chegará por aqui) é semelhante aquela de quem ainda acessa a Internet com um modem de 56 Kpbs e uma linha telefônica convencional. Portanto não adiante esperar muito mais do isso, salvo em raras ocasiões em que ocorrem aos soluços alguma melhora na performance.

O que está disponível atualmente serve para usuários que precisam consultar ou enviar alguns poucos e-mails, ou precisam consultar eventualmente informações em sites na Internet, independente de onde estiverem. De forma alguma serviços como o Tim Web conseguem rivalizar com a experiência satisfatória de soluções de banda larga fixa como o Velox e afins.

Carlos Barretto  disse...

A informação fornecida, é esta que consta no post, Antonio. E a atendente foi honesta quando disse que existem no mercado os 2 tipos de modem: um GSM e outro 3G retrocompatível com o GSM (que deve ser o que seus amigos tem).
O perigo é que os desavisados, vendo a propaganda na TV, adquiram sem a devida informação, o modelo antigo, que NÃO será gratuitamente substituído no caso da tecnologia 3G chegar a Belém, embalada pela Claro e seguida pela TIM.

Quanto a indecente velocidade do GPRS que vc apropriadamente chama a atenção, nada a objetar.
Há muito este blog já alerta para esta "enganação" do GPRS.
E seu adendo é oportuno e procedente. Mas existem "malucos" e ou/ profissionalmente necessitados, que compram "qualquer coisa" para ter "internet móvel". E o post não poderia deixar de dizer para estes que, se desejarem a maluquice, ela existe, sob a forma de GPRS.
Mas desde já, saibam da verdade que seu comentário bem esclarece.

Abs

Anônimo disse...

Tenho 5 modens TIM há quase 6 meses. Antes deles, tive a oportunidade de usar o serviço da Vivo.

Entre TIM e Vivo, eu vou de Vivo, pela velocidade e cobertura.

Porém, com a recente chegada da Claro 3G, creio que esse disputa ficará desigual, a não ser que a TIM e Vivo criem vergonha na cara e lancem logo esse serviço aqui.

Carlos Barretto  disse...

Puxa, JMaciel.
Vc tem 5 modens TIM?!!
Com certeza, deve precisar para uso profissional.
De qualquer maneira, obrigado pela visita e pelo comentário compartilhando sua experiência com os leitores.

Unknown disse...

Flanar!
Agora é Claro!
http://cabanagemdigital.blogspot.com/2008/07/blog-post.html
Abraços.

archenemy disse...

meu nome é edson alexandre portugal
morona maris e barroz antiga estrela no bairro da pedreira e quero dervouver esse aparelho que só recebe sinal 2g gsm me não o que me oferecerão o tim 3g 600 kbps to aqui em casa só com a variação de 20 a 30 kbps queromeu dinheiro de vouta pra trocar de operadora olhem aqui como eles est~´ao ficando igual a igreja universal ricos de graça a custa do povo olhemnesse site aqui amigos

http://timenganei.blogspot.com/

http://timenganei.blogspot.com/