sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Como fazer seu blogroll no Blogger

Um blog roll, em última análise, é uma lista de blogs. Mas um blog roll realmente avançado, além de mostrar sua lista pessoal de blogs parceiros, pode fornecer outras informações como por exemplo: mostrá-los em ordem de atualizações (quem não mantém seu blog atualizado, vai para o fim da lista) além de exibir há quanto tempo o blog foi atualizado.
Geralmente é um aplicativo que os blogueiros costumam adicionar à coluna lateral de seu blog.
Só recentemente, o Blogger disponibilizou um pequeno gadget que possibilita criar um blog roll avançado. E neste post vamos demonstrar um passo-a-passo de como fazê-lo. Mas este tutorial só vale para o Blogger.

1) Vá até seu Painel de Controle no Blogger e clique na opção LAYOUT;



2) Na janela Layout, clique em ADICIONAR UM GADGET;



3) Na janela pop up que se abrirá, localize o ítem LISTA DE BLOGS (Nôvo) e clique no sinal de "+", à direita.



4) Na janela que vai se abrir, é só ir configurando na ordem: TÍTULO de seu blog roll (exemplo: Também leio), CLASSIFICAR (escolha como seus blogs parceiros serão exibidos), EXIBIR (escolha quantos blogs serão exibidos aos visitantes), MARQUE as opções seguintes à seu gosto (vá testando a aparência final, ao marcar cada uma delas) e, por fim, adicione o endereço de cada blog que deseja monitorar (exemplo: http://blogflanar.blogspot.com ) clicando em ADICIONAR À LISTA.



5) Ao final, não esqueça de clicar no botão SALVAR, no canto inferior direito da janela de configuração do blog roll.

Pronto! Sua lista de blogs avançada já estará funcionando. Agora é só definir sua posição na janela LAYOUT, e salvar as alterações.

2 comentários:

morenocris disse...

Boa noite, flanar. Ficou muito bom o post. Ontem resolvi aprender na 'marra'. Sabes qual era o meu erro? Não adicionar os links dentro do meu próprio link, ou seja, ia linkando individualmente.

Beijos.

Carlos Barretto  disse...

Bom dia, Cris. Que bom ter vc de volta por aqui.
Quem acha que vida de blogueiro é facil, não sabe o que a gente "pena" pra aplicar uma funcionalidadezinha ao nosso blog, não é verdade?
Mas no final, com aquele saudável espírito que por muitos anos embalou rádio-amadores no passado, vamos deixando nossos "rebentos" a cada dia, cheio de penduricalhos.
Meu compromisso de manter o Flanar mais "clean", já se foi por água abaixo.
Rsss.
Bom sábado pa vc.