quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Tráfego em seu sítio - Idéias fundamentais

Estrutura de um sítio

Todo sítio é composto de uma ou inúmeras páginas, contendo texto, imagens, videos, aúdio, etc.
Tudo isso é armazenado em uma mídia dentro de alguma máquina com conexão ininterrupta à internet, podendo ser desde grandes e caríssimos servidores abrigados nos chamados Datacenters, até mesmo uma única máquina com número IP fixo devidamente registrado no órgão regulador de seu país, dentro da faixa de IPs restritos para uso na web.

O sítio pode conter apenas uma única página, ou dezenas, centenas, ou milhares delas (grandes sítios corporativos). De um modo geral, a página inicial (ou "home page") é aquela que o usuário acessa logo de cara ao digitar a URL, da maneira mais simples e intuitiva possível. Por exemplo: empresa.com, fulano.com.br, etc.

No caso dos blogs, é importante que se esclareça um detalhe. Apesar de possuirmos aparentemente uma única URL (http://blogflanar.blogspot.com), os links que criamos frequentemente na coluna direita com marcadores, arquivos do blog, perfis dos articulistas, etc, são encarados como outras páginas distintas, do ponto de vista das ferramentas de auditagem (Google Analytics, SiteMeter, Pmetrics, Stat Counter, etc).

Por exemplo, o marcador Política no Flanar, recebe o link http://blogflanar.blogspot.com/search/label/Pol%C3%ADtica.

Cada post no blog, recebe também um link único, chamado de "permalink". Por exemplo, o post Uma cidade que navega, recebe o link http://blogflanar.blogspot.com/2008/09/uma-cidade-que-navega.html.

E até os comentários feitos nos posts também recebem links únicos. Por exemplo, os comentários no post Eleição e cidadania recebem o link único http://www.blogger.com/comment.g?blogID=24278798&postID=717372414174170931&isPopup=true.
Sendo assim, apesar de não parecer, um blog possui também centenas de milhares de páginas, embora agregue todo seu conteúdo em uma URL principal bem simples.

Estas definições preliminares são muito importantes para que possamos compreender como as ferramentas de auditagem fornecem os indicadores de um sítio, que passaremos a definir no próximo capítulo.

Leia o que já foi publicado sobre o assunto no Flanar:

Nenhum comentário: