terça-feira, 30 de setembro de 2008

Indicadores web - Entendendo a frequência em seu blog

O Flanar de 30 de agosto a 30 de setembro apresentou 6384 exibições de página (page views), 4841 visitantes, 75% de visitantes novos 85% de taxa de rejeição. Mas o que representa exatamente cada um destes indicadores? 85% de taxa de rejeição!!!???

Há algum tempo, nosso articulista Francisco Rocha Júnior me perguntou o que significavam exatamente todos estes indicadores. Confesso que já acompanhava o tráfego no Flanar e igualmente não os compreendia com precisão. Estimulado pela dúvida de nosso parceiro, parti para a busca ativa de informações na web.

Consultando em nossa ferramenta de busca favorita, cheguei em alguns sítios que esclarecem bem a questão. A maioria é de empresas de hospedagem de sítios web, que mantém aquelas tradicionais frequently asked questions (faqs) para auxiliar seus clientes. Trata-se de informação com alguma credibilidade.

Após este período pesquisando, resolvi então elaborar uma série de posts, na tentativa de esclarecer nossos leitores sobre o assunto. Como não sou exatamente um especialista, é possível que cometa erros. Por esta razão simples, os posts estão abertos para os comentários dos especialistas, que certamente podem contribuir para o melhor entendimento do assunto. Estejam à vontade para corrigir o que acharem conveniente.

Vamos descrever pormenorizadamente cada um destes indicadores para que blogueiros e leitores acompanhem com a gente, esta curva de aprendizado na web. Começaremos amanhã com algumas definições preliminares, indispensáveis a compreensão do assunto.

Sítios consultados:

https://www.google.com/analytics/reporting/?reset=1&id=1392992&scid=812151
http://www.webmasterworld.com/forum10/764.htm
http://www.opentracker.net/en/articles/hits-visitors-pageviews.jsp
http://www.megawebidc.com.br/suporte/index.php?x=&mod_id=2&id=59

Leia o que já foi publicado sobre o assunto no Flanar:

Nenhum comentário: