domingo, 2 de novembro de 2008

Comentando a canalhice humana

Devido à discussão instalada na postagem "Da canalhice humana", aí embaixo, tenho a dizer o seguinte:
1. Considero um reducionismo estéril, além de um clichê chatíssimo, esse papo furado de contrapôr aos argumentos contra a ditadura militar brasileira o amplo leque de ditaduras de esquerda. A ditadura brasileira foi de direita. Isso é um fato. Eu não a repudio por isso, mas por ter sido uma ditadura. Eu a repudiaria se fosse de esquerda, como tantas que a História registra e que acumulam incontáveis e injustificáveis mortes. Minha inclinação pela esquerda não muda o que, para mim, é decisivo: o respeito à dignidade humana deve implicar, necessariamente, em uma oposição incondicional à barbárie.
2. Qualquer regime que se imponha pela força deve ser execrado. Faço até concessões à desobediência civil. Isso vale para os nossos despóticos militares, para Fidel Castro, para Saddam Hussein e tantos outros que, adotando um discurso democrático, na verdade cerceavam toda a liberdade do povo. Nesse particular, levanto um questionamento: qual seria a situação de Hitler, considerando que, durante algum tempo, a maioria do povo alemão legitimava seus atos?
3. Por trás desse recorrente argumento das ditaduras de esquerda, acredito haver uma mensagem subliminar, covarde o suficiente para jamais ser dita com todas as letras: uma ditadura pode ser tolerada, se for de direita. Se morrerem os comunistas - ou os negros, ciganos, judeus, párias, estrangeiros, etc. Uma ditadura de esquerda deve ser desprezada, porque compromete a segurança de certas classes sociais, aquelas que estão próximas dos centros de decisão.
4. Reafirmo o meu comentário: qualquer tolerância à ditadura e à tortura devem ser abominadas. Note que não fiz nenhuma limitação de origem ideológica. A não ser assim, admitiremos que os fins justifiquem os meios, em alguns casos. E se justifica para um lado hoje, justifica para outro amanhã. É o ciclo da barbárie.
Para isso, não contem comigo.

6 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Excelente texto. E neste vou dar o CTRL-C comentado lá na caixinha de comentários.
Rssss...

Itajaí disse...

Boa peia, Yúdice. A maioria que contrapõe o argumento ditadura de direita x ditadura de esquerda sempre o faz para defender uma posição. No caso, a ditadura de direita, ou melhor de direitas, porque a brasileira foi mãe de todas as outras que proliferaram como erva daninha no chamado cone sul da América Latina.

Anônimo disse...

Yúdice ,
só pra tirar uma com seu amor ao futebol , lá vai:
GOL DE PLACA.
Abs Tadeu

Anônimo disse...

Lí, relí e gostei.
Pertinente e completo.
Valeu!

Unknown disse...

"...qualquer tolerância à ditadura e à tortura devem ser abominadas."

Hanna Arendt assinaria embaixo.
Eu também, professor.
Dez.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Obrigado a todos. Fiquei até emocionado. E, Tadeu, uso sempre expressões oriundas do futebol. Isso facilita a comunicação e não me incomoda nenhum pouco. Abraços a todos. Inclusive para Hanna Arendt.