segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Nossos sonhos e o Photoshop

O poderoso software Adobe Photoshop é mesmo incrível. Mas não serve apenas para retocar celulites de beldades das capas de revista. Não apenas. Mas também para projetar tudo aquilo que seu sonho permitir.
Para demonstrar isso, resolvi materializar um velho sonho: transformar este conhecido e visualmente poluído cenário da Praia de Murubira em Mosqueiro.
Para isso usei abusivamente a ferramenta "carimbo" (Clone Stamp). Com ela, podemos substituir elementos gráficos indesejáveis em uma imagem, utilizando pixels vizinhos a área a ser remodelada. Faz-se uma clonagem de partes da imagem.




Na imagem acima, vemos a fotografia original, ainda sem nenhuma interferência do software gráfico. Observe que a despeito do belo visual, os postes, o orelhão e a fiação elétrica constituem uma interferência humana desagradável e indesejável no ambiente natural.



Com uma edição moderada, conseguimos retirar a fiação elétrica, deixando a imagem bem mais aliviada destes elementos nocivos. Aqui neste ponto, já estaria satisfeito se a Prefeitura de Hélio Gueiros (responsável pela obra na época), tivesse tido a sensibilidade de manter os fios no subterrâneo do cais de arrimo. Na época, Gueiros não só tumultuou o ambiente pacato levando o Carnaval de Belém para a ilha, bem como fez esta obra com graves impactos no cenário natural. A iluminação pública era necessária, sem a menor dúvida. Só não precisava ter sido feita desta maneira, digamos, "federal". Esta orla merecia algo mais sofisticado e compatível com os cenários naturais, sem agredir-lhe os desígnios originais.



Sendo bem mais radical, e fazendo uma interferência eletrônica mais trabalhosa, vejam agora a última imagem, sem postes, sem fiação, sem orelhão. Percebam quanto, a cabeça insensível de algum técnico, nos leva a perder.
Que me perdôem os técnicos da época mas, as imagens estão aí para amparar minha opinião.
Qual seria seu sonho para este cenário?

26 comentários:

Itajaí disse...

Perfeito, Barretto. Realmente em que pese alguns fotografos terem obtido resultados extraordinarios com postes e fiacao, na maioria das vezes esses acessorios urbanos enfeiam mesmo a paisagem.

Anônimo disse...

Só acho que deverias fazer os retoques em uma imagem captada mais cedo (ou tarde) sob iluminação ambiente (solar). Soaria menos fake.

Carlos Barretto  disse...

Entendo sua sugestão, Antonio, Mas a idéia por trás do post, era exatamente esta. Tinha mesmo que aparentar algo fale.
Abs

Yúdice Andrade disse...

O efeito da postagem em mim foi o que imaginaste, Bar: que maravilha seria se o cenário fosse como na última foto! Realmente, dá pena ver o que fazem com as paisagens naturais. E só percebemos isso com clareza diante de artifícios como este. O que mais não estamos perdendo?

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

convite.

a comunidade do orkut blogueiros paraenses, que esta no: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54033045 esta convidando a vc no dia 22.11 a comparecer ao nosso 1. encontro de blogueiros na pizza hut doca a partir das 19 e 30.

aguardo vc la!!! Abraços!!!

Anônimo disse...

Realmente belo.... Mais belo ainda seria chegar em casa e curtir a luz de vela e o calor...

Carlos Barretto  disse...

A luz de vela eu nem me incomodaria, anônimo. Frequento o Mosqueiro desde a época em que assim funcionava. Já o calor, fica por sua conta.
Rsss...

Carlos Barretto  disse...

Obrigado pelo convite, CSR.

Anônimo disse...

Meu sonho , Carlos , simples : eu e dona patroa sentados no banquinho.
Abraços
Tadeu

Anônimo disse...

Outra coisa , que coisa mais engraçada , o amigo "coletivo socialista revolucionário" convidando a turma para o Pizza-Hut , o que vai ser? um atentado????
Desculpe a brincadeira mas não dá pra não achar graça no conflito
Abs
Tadeu

Francisco Rocha Junior disse...

Meu sonho, Barretto, é morar "lá". Bem em frente a esta paisagem.

Carlos Barretto  disse...

Rsss...
É o meu também, FRJ. Infelizmente, não posso morar LÁ. So posso passar os fins-de-semana.
E olhe LÁ!
Rsss...

Carlos Barretto  disse...

Vamos convidar vc e dona Patroa para conhecer este lugar, Tadeu. E sentar no banquinho, que estranhamente, vive vazio. Será que não seria melhor que ele estivesse voltado para o rio? Ou foi feito para outros propósitos?

Anônimo disse...

Bom dia, Carlos:

uma das minhas dúvidas é porque o belenense adora rivalizar Salinas e Mosqueiro. Não, não vale o futebol como exemplo, porque paulista também adora ser palmeirense ou corinthiano...rsrsrs...

Salinas tem belezas incríveis, mas nada que ressalte originalidade, se comparada às praias também belas do litoral norte de São paulo, por exemplo.

Mas, Mosqueiro deveria ser patrimônio estadual, pela originalidade das suas ondas, dos seus ecantos. Mosqueiro deveria ser defendido à unha por todos. Ainda que com cabos e orelhões.

Abração.

PS: sou são-paulina! E Payssandú!

Anônimo disse...

Carlos , d. patroa não conhece , eu já dei belos mergulhos , passei dias , finais de semana maravilhosos em Mosqueirovski.
Meu avô pelos idos de 1907 , saía remando da sede nautica do Remo (do qual ele foi um dos fundadores) e ia até Mosqueiro encontrar a família que tinha ido de barco.
Agora vc falou certo o banquinho está virado pro lado errado será que quem colocou pensou em chapéu virado (nossa essa foi infame , mas assumo).E a Bia tem razão.
Abraços
Tadeu

Anônimo disse...

A Bia está certa no que falou sobre Mosqueiro , comparações com Salinas etc porque de time : Eu hein , Bia???
Abs
Tadeu

Hellen Rêgo disse...

Adorei o resultado!
abraços

Carlos Barretto  disse...

Estou com vc, Bia. Mas sou suspeito. Suspeitíssimo, aliás.
O banquinho, Tadeu, possivelmente quem o construiu, tinha em mente bisbilhotar a vida de quem passa pela rua. E NUNCA observar todo o restante, de muito mais valor.
É uma tese. Mas que cai bem na mentalidade provinciana de alguns, lá isso cai.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Obrigadíssimo, Hellen.
Bjs

. disse...

Agora imagina como seriam as fotos do Círio sem aquela fiação toda.

Ou melhor, imagina limpar no photoshop a "cag..." que a Rede Celpa fez na cidade com aquelas caixas horrorosas nos postes...

Ai, sonho, como bem dizes...

Carlos Barretto  disse...

Bem lembrado, querida.
Melhor que nem houvessem postes. Mas eles ainda os "aperfeiçoam" com aquelas caixas!!
Aliás, já linkei o "Falo porque tenho boca" no Flanar.
Com muito prazer.

. disse...

ô, Carlos!
Muito obrigada!!!
Abraços!!!

Carlos Barretto  disse...

De nada, querida. Eu é que agradeço.

Anônimo disse...

Sexta dia 28 a tarde ; salvo problemas de ultima hora ; estarei sentado , ainda que sem D.Patroa , no banquinho só que estarei sentado no encosto para ficar de frente pra beleza.
Abraços
Tadeu.

Carlos Barretto  disse...

Não se esqueça de tirar aquela fotografia e mandar pra gente aqui, Tadeu.
Abs

Unknown disse...

Talvez eu esteja também.
Só que com D. Patroa.
Abs