terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Problema Blogspot/Oi Velox - Solução para Windows XP

De acordo com post abaixo, já ficou suficientemente esclarecido o problema com os servidores DNS do Velox e o domínio blogspot.com. Temos então que trocar os IPs dos servidores DNS Primário e Secundário (atribuídos automaticamente pelo Velox) para um gratuito. Vamos então aprender como alterar os IPs automáticos do Velox por IPs fornecidos pelo Google Public DNS, de acordo com sugestão do próprio Google Discovery.
A solução que apontamos abaixo, é direcionada a usuários de Windows XP. Usuários de Windows Vista ou mesmo Windows 7, devem procurar um caminho equivalente para solucionar seu problema. Como não sou usuário de Windows Vista, só posso fazer o tutorial com as capturas de tela disponíveis através de meu Acer Aspire One, com XP embarcado. Desculpem pelo incômodo.

1) Inicei o procedimento acessando INICIAR --> PAINEL DE CONTROLE;
2) Clique no ícone CONEXÕES DE REDE;



3) Aqui, você terá que prestar alguma atenção.

3.1 - Usuários de redes sem fio: Clique com BOTÃO DIREITO DO MOUSE em cima do ícone CONEXÃO DE REDE SEMFIO. No menu de contexto que aparece (ver imagem abaixo), clique em PROPRIEDADES.
3.2 - Usuários diretamente conectados ao Modem OI/Velox por cabo ethernet (cabo azul RJ 45): Clique com BOTÃO DIREITO DO MOUSE em cima do ícone CONEXÃO DE REDE LOCAL. No menu de contexto que aparece (ver imagem abaixo), clique em PROPRIEDADES.



4) Na tela que aparece em seguida, ILUMINE PROTOCOLO TCP/IP com o mouse e em seguida, clique no botão disponível logo abaixo intitulado PROPRIEDADES. Atenção: apenas ILUMINE, com um só clique a opção PROTOCOLO TCP/IP. Em hipótese nenhuma a desmarque.



5) Finalmente, chegamos a tela que nos interessa. Você deve encontrá-la assim.



6) Na parte inferior desta tela, desmarque OBTER O ENDEREÇO DOS SERVIDORES DNS AUTOMATICAMENTE. Em seguida, marque USAR OS SEGUINTES ENDEREÇOS DE SERVIDOR DNS. Por fim, agora você poderá preencher os campos com os IPs sugeridos pelo Google DNS. Faça-o com cuidado assim:
6.1 - Em DNS PREFERENCIAL digite 8 --> Barra de espaço --> 8 --> Barra de espaço --> 8 --> Barra de espaço --> 8. Deve ficar assim: 8.8.8.8.
6.2 - Em DNS ALTERNATIVO digite 8 --> Barra de espaço --> 8 --> Barra de espaço --> 4 --> Barra de espaço --> 4. Deve ficar assim: 8.8.4.4. Veja imagem abaixo.



7. Agora clique OK em TUDO, aguarde o windows aplicar as alterações (ele "pensa" um pouquinho após o procedimento).

8) Prontinho! Agora preste muita atenção. As alterações NÃO VÃO FUNCIONAR DE IMEDIATO. REINICIE O COMPUTADOR para que as alterações tenham efeito e você deve conseguir navegar pelo blogspot.com normalmente.

6 comentários:

. disse...

Bora abrir uma empresa de informática???

Carlos Barretto  disse...

Rsss
Primeiro vamos ver se a galera consegue ler a solução apontada. Encaminhei por e-mail para alguns blogueiros. Vejamos o que acontece.

Antonio disse...

Bem que me disseram pra fazer um wordpress. Eu não acreditei...

Carlos Barretto  disse...

Me disseram o mesmo, Antonio.
Também não acreditei.

Lafayette disse...

Sou usuário do Wordpress desde 2007... não me arrependo!

ASF disse...

Pessoal, o problema em questão não tem qualquer relação com a ferramenta utilizada para a publicação de blogs (o Wordpress é tão somente isso).

Trata-se de um problema de resolução de nomes (DNS).

Existe é claro uma serviço gratuito (assim como o Blogger do Google) que hospeda blogs que são baseados na ferramenta open source de mesmo nome.