segunda-feira, 12 de abril de 2010

4 semanas com o Foursquare

Em algum momento, compartilhei por aqui ou pelo Google Buzz, o interessante serviço gratuito Foursquare. Com ele, instalado em smartphones com GPS integrado, você compartilha com amigos, dicas de pontos de interesse de sua cidade ou de qualquer lugar do mundo onde você esteja. Basta que você crie uma conta no website do serviço e instale o aplicativo para seu smartphone. Existem versões para iPhone, Blackberry, Google Android, Palm OS entre outros. É portanto, uma espécie de rede social de compartilhamento de dicas, onde além de fornecer a localização exata do ponto de interesse, você pode recomendar um prato de seu restaurante favorito, uma pousada, um hotel, uma atração turística, um hospital, e muito mais. Já tenho alguns parceiros locais por lá. E sinceramente, gostaria de ter mais, para poder aprender as dicas de Belém e outras cidades.
Há também uma espécie de hierarquia no serviço, na dependência do número de dicas e visitas que você faz a determinados lugares. Todos ganham, por exemplo, distintivo (ou badge, do original em inglês) de newbie ao fazerem seu primeiro check in (como o serviço designa suas sugestões).
Após 4 semanas de uso, já sou "prefeito" (mayor) da Taberna São Jorge e de um dos Hospitais em que trabalho. Se você fizer check in no mesmo lugar em curto período (e ninguém mais o tenha feito), ganha o status de "prefeito" daquele lugar. Uma pena que eu só tenha virado "prefeito" da Taberna, justo no momento em que ela sofre uma espécie de downgrade. Vamos combinar.
Mas o melhor mesmo deste serviço, é ao viajar para outros estados ou países, receber as dicas de milhares de outros usuários, sobre os arredores do lugar onde você esteja, devidamente localizados pelo GPS + Google Maps. Pode muito bem, ser a sugestão matadora.
Ah! Ia esquecendo. O Foursquare é também uma espécie de joguinho. Ganha-se pontos ao fazer os check ins. Para mais informações, vale a visita ao seu Help.

10 comentários:

Tanto disse...

Vi teu texto sobre essa rede, disse que ia assinar e acabei deixando passar. Agora, com esse lembrete, prometo dar um pulo lá.

Carlos Barretto  disse...

Vá lá, Fernando.
E me adicione como amigo, fazendo as suas sugestões.
Abs

Andrea Casali disse...

Carlinhos, que legal mas é dificil não?! Mal consegui utilizar o contador que vc me ensinou! Preciso dos Dinhos cabeções para me firmar no mundo virtual! Socorro!!! bjs

Carlos Barretto  disse...

Quando eu chegar aí, Andréa, vamos reservar umas cervejinhas geladas e uma noite inteira pra deixar teu blog um brinco. Auditado, com contador de visitantes e outros badulaques que vc gostar para coluna direita.
Enquanto isso, para utilizar o Foursquare, vc precisa de um smartphone. É óbvio que eu sugiro o iPhone.
Se já o tem, vamos conversar em privado sobre como deixá-lo útil e prazeroso para o seu cotidiano.

Bjs e muito obrigado pela visita.

Edyr Augusto disse...

Barreto
E o Ipad? Meu irmão ganhou um de um amigo que está sempre indo e vindo de Miami. Ele ainda não conseguiu sincronizar com nenhuma rede, para entrar na internet. Quanto a mim, gostaria de comprar esse que sai agora, no final do mês, Wifi e 3G. Onde comprar? Apple store aqui no Brasil? E como fazer funcionar a internet? Desculpe se são perguntas muito tolas..
Edyr

Carlos Barretto  disse...

Boa noite, Edyr.
Desculpe só puder responder agora.
Sobre os primeiros iPads, recomendo que vc dê uma lida aqui neste post, feito no dia 07 de abril:
http://blogflanar.blogspot.com/2010/04/usuarios-americanos-reclamam-do-ipad.html.
Por enquanto, ainda não botei as mãos em nenhum modelo para que possa de fato avaliar a conectividade WiFi deles. Mas penso não ser nada complicado, a exemplo do iPhone. Os problemas até agora relatados de dificuldades na conexão WiFi nos EUA, parecem estar relacionados a alguma falha de projeto de hardware, tendo em vista que parecem estar relacionados a utilização do produto na posição horizontal, quando então, ocorreriam desconexões intermitentes. Por esta razão, eu assumi uma atitude expectante em relação ao iPad. Só pretendo pensar em adquiri-lo talvez em 2011. Como disse, é uma atitude pessoal, de quem dificilmente adquire produtos novos em versão 1.0, sempre imaturos.
Nos EUA até o final de abril, só estará disponível para venda apenas o modelo WiFi. O WiFi + 3G somente no final de abril.
No Brasil por enquanto, nenhuma previsão de chegada que eu tenha conhecimento para o modelo WiFi. O modelo 3G + WiFi no Brasil, vai demorar ainda mais, possivelmente em função de acordos pendentes entre Apple e operadoras locais de celular.
Mas assim que tivermos alguma informação mais consistente, certamente você saberá por aqui.
Abs

Edyr Augusto Proença disse...

Obrigado, Barreto
Abs
Edyr

Carlos Barretto  disse...

Disponha, Edyr!
Abs

Tanto disse...

Como faço para te achar por lá? Já me loguei - fernando sampaio.

Carlos Barretto  disse...

Vc já me encontrou e eu já te adicionei!
Rssss