domingo, 6 de junho de 2010

Como localizar seu iPhone roubado

Como o iPhone 3G S é equipado com um GPS, é perfeitamente possível localizá-lo através dele e da rede 3G de sua operadora. Mas não é assim tão simples. E nem barato. Vamos então explicar como tornar isso possível.
Em primeiro lugar, você precisa ser assinante do serviço Mobile Me da Apple. O serviço é de extrema utilidade para quem tem a dupla iPhone/Mac. Além de fazer o backup automático de seus contatos do iPhone para um datacenter em algum lugar nos EUA, via rede 3G, ele possibilita armazenar imagens, músicas, arquivos e tudo o mais que você desejar acessar em qualquer lugar do mundo. Você ganha assim, um disco virtual com 20 gigabytes de capacidade, denominado iDisk, acessível de seu "Finder" (equivalente ao Windows Explorer). E possibilita você ativar o serviço Find my iPhone, que é o alvo deste post. Saiba que o Mobile Me custa uma anuidade de 100 dólares (ou 229 reais na Apple Store Brasil) Contudo, rumores circulam na web de que ele estaria se tornando gratuito. À conferir.
Vamos então as configurações.
1) Crie sua conta no Mobile Me. Adquira-o antes na Apple Store Brasil (229 reais). Você vai ganhar um e-mail do tipo fulano@me.com, (que é também seu login) e uma senha, com os quais vai acessar o serviço via web. Após a compra ele poderá ser acessado clicando aqui.
2) Configure seu iPhone e adicione a nova conta de e-mail criada no Mobile Me, configurando login e senha. É fácil para quem já criou outras contas de e-mail no iPhone.
3) Ainda no iPhone, você terá que ativar 3 recursos:
  • Ative as notificações indo em AJUSTES --> NOTIFICAÇÕES. Habilite o deslizante NOTIFICAÇÕES.
  • Ative o PUSH MAIL indo até AJUSTES --> MAIL, CONTATOS, CALENDÁRIOS --> OBTER NOVOS DADOS. Habilite o deslizante PUSH.
  • Ative o Find my iPhone em seu aparelho indo até MAIL --> MOBILE ME (sua conta recém criada no ítem 1) --> BUSCAR MEU IPHONE. Habilite o deslizante BUSCAR MEU IPHONE.
4) Ative o recurso Find my iPhone no serviço Mobile Me. Vá até sua conta, faça seu login e busque a aba FIND MY IPHONE. Ative o serviço.
Pronto! Quando perder ou for roubado, basta acessar a sua conta no Mobile Me, que ele vai mostrar uma tela como na imagem abaixo, dando a localização aproximada de seu iPhone, em um mapa estilo Google Maps.
Contudo, é preciso que o gatuno ligue ao menos uma vez seu aparelho (ele certamente o fará) . É o suficiente para que o aparelho envie a localização aproximada de seu precioso iPhone.
Para mais informações sobre o Mobile Me, vale a pena clicar no website oficial do serviço.
PS: apesar do casamento perfeito ser iPhone/Mac, o Mobile Me também funciona com iPhone/PC. :-P

3 comentários:

Anônimo disse...

Lembre-se de que com o Mobile.me ainda é possível sincronizar a agenda e calendário entre o Mac, o PC (via Outlook) e o iPhone automaticamente. Ou seja, um contato adicionado na Agenda do Mac é automaticamente transferido para o iPhone e para o Outlook do PC e vice-versa.

O Mobile.me também pode sincronizar os favoritos do Safari, suas contas de email, anotações e preferência de configuração do seu sistema operacional (entre vários computadores diferentes) sem qualquer esforço (sim você pode ter um computador no escritório, um computador em casa e o notebook sincronizados o tempo todo).

No Find My iPhone do Mobile.me, além da localização você pode comandar também que seja exibida uma mensagem na tela do iPhone remotamente onde quer que ele esteja. Essa mensagem pode ser acompanhada ou não de um som de alerta, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

Você também poderá bloquear remotamente o iPhone e forçar a digitação de um código para que ele possa ser utilizado novamente.

E é claro, você também será capaz de apagar completamente o conteúdo presente no dispositivo com o recurso "Remote Wipe". Tudo isso simples assim e da comodidade e segurança do navegador do seu computador pessoal, seja ele um Mac ou mesmo PC.

Já pensou? Se o pior acontecer pelo menos você terá certeza de que o vagabundo não poderá acessar suas informações pessoas e que possivelmente o telefone roubado não vai servir mesmo pra muita coisa nas mãos dele.

Sinceramente acho que os $99 cobrados pela anuidade do Mobile.me, especialmente para quem possuí um iPhone, podem ser perfeitamente encaixados no orçamento. Especialmente considerando as várias funcionalidades que ele proporciona.

Eu uso, estou bastante satisfeito e não vejo mais sem ele.

Carlos Barretto  disse...

Eu sabia que vc não ia se conter e ia complementar exatamente o que o post economizou. Mas é isso aí!
Rssss

Anônimo disse...

Sim. :)

O serviço não é barato, mas vale a pena. Simples assim.