quarta-feira, 2 de junho de 2010

Matera em um minuto



O Festival do Minuto é um evento audiovisual criado pelo cineasta brasileiro Marcelo Masagão que vem sendo exibido mundo afora por quase 20 anos.

O Festival recebe microvídeos de um minuto de duração, com prêmios em dinheiro e distribuição internacional dos selecionados. A cada ano, é lançado um tema a ser explorado por videomakers, estudantes de artes visuais e amantes de cinema em geral.

No filmete acima exibido, o realizador húngaro Peter Vadocz explora o tema “Cidades” mostrando uma linha do tempo interessante, tendo por pano de fundo a comuna italiana de Matera: em um minuto, é mostrado um dia inteiro de uma cidade de mais de 2.000 anos; o passar das horas na cidade, que parece parada no tempo, é tratado com a mesma técnica usada em Koyaanisqatsi por Godfrey Reggio, de quem já se falou por aqui.

Matera, localidade situada no sul da Itália, na região da Basilicata, pela preservação de sua paisagem urbana, já foi cenário de longas, também. Ali, Pier Paolo Pasolini filmou A Paixão Segundo São Mateus e Mel Gibson, mais recentemente, utilizou-a como cenário de A Paixão de Cristo – em ambos os casos pela comuna evocar a Jerusalém de dois milênios atrás.

A cidade é, hoje, Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem-se acesso a uma belíssima galeria de fotos de Matera no sítio da UNESCO clicando aqui.

Nenhum comentário: