terça-feira, 31 de agosto de 2010

Adeus ao JB

Hoje é um dia marcante para a memória jornalística brasileira: o Jornal do Brasil, mais que centenário diário brasileiro, em cujas páginas escreveram Rui Barbosa, José Veríssimo, Joaquim Nabuco, dentre muitas outras personalidades nacionais, circula pela última vez em edição impressa.

Desde quando vendido pela família Pereira Carneiro, sob administração do lendário Nascimento Brito, em quadro de grave crise financeira, o JB nunca mais se reergueu. O jornalão começou a murchar a partir do fim ditadura de 64/85, que apoiou desde o primeiro momento, em 1964, quando publicou o célebre editorial de 1o de abril, em que defendeu a deposição de João Goulart.

Sem prestígio, o JB, em sua última fase, chegou a ser descredenciado pelo Instituto Verificador de Circulação, o IVC, na mesma pecha que atingiu O Liberal, em Belém - este, vergonhosamente desassociado por divulgar falsos números de circulação diária, segundo se veiculou à época.

Agora, o Jornal do Brasil estará presente somente na internet. Resta saber se esta é uma tendência da imprensa brasileira, em razão dos novos formatos de mídia baseados na internet, ou se o ocaso do JB é um fato isolado.

Quem viver, verá.

2 comentários:

Raul Reis  disse...

Eu tinha lido a noticia na Folha hoje cedo, e mandei-a para outros jornalistas. Que pena, mas quase inevitável, a este ponto.

Eu trabalhei num jornal daqui, o Seattle Post-Intelligencer, que a certa altura foi o principal jornal de Seattle, uma cidade grande e "literata". O jornal tb deixou de publicar sua versão impressa, e passou a ser "online only" pelos mesmos motivos há alguns anos.

Infelizmente, acho que ainda vamos ver o mesmo acontecer muitas vezes nos próximos anos...

Anônimo disse...

FRJ, dá uma olhada neste vídeo e se possível faça suas considerações:

http://www.youtube.com/watch?v=VnRAIKplkoc&NR=1


Abs,