terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alguns acessórios básicos para o iPad

Completando o quarto dia de uso de meu iPad, ainda tenho pouco a dizer quanto a seu uso cotidiano. E cotidiano pra mim, significa usá-lo em casa e no trabalho. Na rua, é óbvio que não me passa pela cabeça a sandice de fazê-lo. Nem quero imaginar quanto tempo duraria com ele, o relógio, o tênis e até as roupas neste cenário selvagem em nossa capital. Óbvio que pode haver um pouco de exagero. Mas, nas atuais circunstâncias, tudo é possível.
Sendo assim, enquanto formo uma opinião mais sólida sobre o uso cotidiano do gadget, posso sugerir algumas outras coisinhas que reputo como úteis e mesmo indispensáveis para adquirir com o iPad.
Sempre que adquiro algum produto de tecnologia, logo imagino algo que possa proteger o investimento. Levando e conta o alto custo destes brinquedos, não é uma má idéia. E nada como um produto da Apple para fomentar uma enorme indústria paralela de acessórios e badulaques. Alguns, de fato indispensáveis, outros nem tanto, e alguns, absolutamente bizarros e totalmente dispensáveis. Um movimento normal de empresas, tentando pegar carona na esteira milionária de sucesso dos produtos Apple.
Então vamos enumerar os que reputo como mais importantes e de boa qualidade. Pela ordem de importância.

1. Apple iPad Case (U$ 40 dólares)

Este é um ítem que considero totalmente indispensável. Sendo o iPad uma enorme tela de vidro de 9,7 polegadas, é naturalmente vulnerável a quedas e choques. Há necessidade de um protetor que cumpra razoavelmente a função de protegê-lo, sem tirar-lhe o brilho do design esmerado. E sabendo que você pretende transportá-lo em pastas ou mochilas, de onde pretende introduzi-lo e retirá-lo inúmeras vezes, mais um motivo para recomendar a aquisição da capa de proteção, junto com o gadget. No ato mesmo! E até o momento, ainda não apareceu melhor produto neste sentido, do que o fabricado pela própria Apple. 
Ele tem de fato inúmeras vantagens. Entre elas, vamos ressaltando seu também belo design, feito externamente em material emborrachado, com microfibra de carbono internamente. Isso confere alguma resistência a quedas de pequena altura (você não pretende deixá-lo cair do décimo andar de seu apartamento, não é verdade?). Além disso, envolve o equipamento totalmente, deixando as finas e preciosas bordas protegidas de choques eventuais. A capa acomoda o iPad bem justinho, quase que como a vesti-lo, deixando livres as entradas para a porta de sincronismo, alto-falantes, botão de liga/desliga, e botões de volume e trava de rotação automática da tela. Em outras palavras, você jamais vai precisar retirar o iPad de sua proteção. Basta colocá-lo lá e esquecer. A parte frontal, é mais rígida do que o restante do produto, conferindo proteção adicional a grande tela de vidro.

Além disso, uma característica que reputo como um plus inteligente. A parte frontal, possui uma dobra feita. E na traseira, um engate. Sendo assim, você ganhará uma maneira excelente de utilizá-lo em uma mesa, facilitando a digitação de textos no teclado virtual. Veja a imagem e confira. 
Como podem ver no post Primeiros 3 dias com o iPad, fiz exatamente o que recomendo aqui. Adquiri o produto, junto com a Apple iPad Case. Sem chance.

2. Película protetora

Esta é outro ítem que nem penso duas vezes ao comprar qualquer produto touch screen. E como sempre, penso na potencial revenda de meus produtos em perfeito estado de conservação. Preocupo-me então, em não desvalorizá-lo de maneira tão tola. Sou tão preocupado com o potencial de revenda, que guardo todas as embalagens originais, com manuais, notas fiscais, softwares, acessórios e etc. Meio obsessivo mesmo.
As telas de vidro, apesar de serem fabricadas com material de excelente qualidade, com o uso, arranham. Não duvide. Conheço iPods e iPhones, que após meros 6 meses de uso, estavam uma lástima. Nem de longe pareciam ter mais o brilho de seus primeiros dias. Sendo assim, é outro ítem que vou procurar insistentemente. Desta feita, para o iPad. E digo procurar, pelo simples fato de que no Brasil, ainda está difícil encontrá-lo de qualidade e disponível para venda segura. Só no Mercado Livre, que considero um terreno ainda muito perigoso. Portanto, melhor adquirir nos EUA ou simplesmente aguardar sua venda regular em lojas de maior credibilidade.

3. Apple iPad Keyboard Dock (U$ 70 dólares)

Taí um ítem que não vejo como indispensável. Mas sem dúvida, algo talvez desejável. Fabricado pela própria Apple, o acessório é uma dock station que não só sincroniza seu iPad com o computador, bem como carrega sua bateria, utilizando o carregador de parede fornecido com o equipamento. Além disso, ainda fornece um teclado QWERTY decente para digitação confortável de textos. O teclado ainda vem com teclas exclusivas para ativação de algumas funções do iPad. Portanto, penso ser um produto desejável sim. Mas não indispensável. 

Apple iPad Dock
Vamos agora pensar um pouco em um outro cenário. Você já possui um Mac. E com ele, recebeu um Apple Wireless Keyboard. Lembre-se que o iPad conecta-se nativamente ao Wireless Keyboard, via bluetooth. E agora, o pulo do gato. Existe um outro acessório que pode baratear um pouquinho seus custos totais de propriedade de um mero iPad. Trata-se do Apple iPad Dock (U$ 30 dólares), que vem a ser quase o mesmo Apple iPad Keyboard Dock, sem o teclado. Sacou? 

TomTom Car Kit
Estas são minhas sugestões iniciais. Certamente, a milionária indústria paralela de acessórios vai querer encantá-lo com os mais variados tipos de produtos. Alguns, chegam mesmo a ser úteis. E a própria Apple, zelosa pela qualidade - na verdade, quase histericamente envolvida em manter imaculados seus produtos belos e inovadores - costuma recomendar alguns. Foi o caso do TomTom Car Kit durante o lançamento do iPhone 3G S. 
Mas muitos, não passarão de aberrações. Bizarrices mesmo, fabricadas por empresas interessadas em tirar mais alguns centavos de dólar de sua carteira. Há que se estar atento para as necessidades, e principalmente, qualidade destes acessórios. Sob pena de jogar dinheiro pela janela. E atualmente, ninguém pode se dar ao luxo de fazer isso.

Um último detalhe muito importante. O iPad sequer chegou oficialmente no Brasil. Talvez, o pouco interesse das operadoras de telefonia móvel em vender apenas planos de dados, seja a causa para tamanho atraso. Portanto, enquanto isso não acontece, a maioria dos produtos sugeridos neste post, só podem ser encontrados na Apple Store dos EUA, no link iPad Accessories. Na Apple Store BR, este link sequer existe. Pois nem o iPad lá é oferecido. Pena. Mas há que se esperar um pouco. Sabe-se lá quanto tempo.

6 comentários:

Edyr Augusto disse...

Carlos
Experimente os cases da www.dodocase.com Eu tenho uma e é linda, disfarçando também o produto em uma pasta ou caderno.
Abs

Edyr Augusto disse...

Carlos
Procure www.dodocase.com
Abs

Carlos Barretto  disse...

Excelente sugestão, Edyr. Anotada e certamente de valor para os demais leitores.
Abs

André Batista disse...

Carlos, por favor ajuda com o ipad.
Como se faz pra configurar o teclado virtual para portugues? Vc tem conseguido usar o bluetooth adequadamente? meu mac reconhece o sinal do ipad , ja foram pareados , mas nao consigo conectar, alguma dica? Obrigado.

Carlos Barretto  disse...

Salve, André.
Passou a SPW e vc entra de cabeça na maçã, né. Hehe.
Olha. Ainda estou na primeira semana com ele. Estou anotando algumas observações para publicar um post ao final do primeiro mês. E ainda não me incomodei com o teclado virtual. Uso o default sem problemas. E nem tentei também parear com o Apple Wireless Keyboard. Como bom médico, vou tentar "reproduzir sua experiência em meu lab" para ver se encontro as respostas, ok?
Hehe
Abs, amigo.

André Batista disse...

Cada vez mais seduzido pelo pecado original, amigo. rs
ok, aguardo suas postagens, Sr Dr. abs