sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Apenas um rapaz psicodélico americano







Trocadilho de "Apenas um Rapaz Latino Americano", define bem o meu humor para apresentar essa banda de meliantes adoráveis.


Produzida com o maior carinho, em meio a muita cerveja e churrasco no último domingo,17. Só agora pude fazer o upload para os nossos qualificadíssimos leitores do Flanar.

Um som desafiador. Herdeiro da melhor tradição americana de malucões que começam -- literalmente do nada. E nesse caso, tudo a ouvir:
-- Os caras arrombaram o prédio de uma Igreja, roubaram os instrumentos e, na maior cara de pau. Fundaram o "The Flaming Lips."
Se foram presos? Não sei.
Isso é com as autoridades americanas. Rsssss!!!!
O som é excelente e já vou logo dizendo que pode até haver alguns elementos indies no seu som, ao princípio da banda. Mas, o corpo próprio dessa língua languida, cresceu pornograficamente bem.
Ouve ai.

Set List
1 The Flaming Lips - "Race For The Prize"
2 The Flaming Lips - "Slow Nerve Action"
3 The Flaming Lips - "The Yeah Yeah Yeah Song"
4 The Flaming Lips - "Phoebe Battles The Pink Robots"
5 The Flaming Lips - "Be My Head"
6 The Flaming Lips - "Sunship Balloons"
7 The Flaming Lips - "Riding To Work In The Year 2025"
8 The Flaming Lips - "Bad Days [Aurally Excited Version]"
9 The Flaming Lips - "Do You Realize?"
10 The Flaming Lips - "A Spoonful Weighs A Ton"
11 The Flaming Lips - "She Don't Use Jelly"
12 The Flaming Lips - "In The Morning Of The Magicians"
13 The Flaming Lips - "Suddenly Everything Has Changed"
14 The Flaming Lips - "This Here Giraffe"
15 The Flaming Lips - "The W.A.N.D."
16 The Flaming Lips - "Christmas at the Zoo"
17 The Flaming Lips - "The Captain"
18 The Flaming Lips - "Enthusiasm For Life Defeats Existential"

Very, very good!

Right?!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Val!

Raul Reis  disse...

Ótima escolha, Val-André! Os "Flaming Lips" são bem famoso aqui nos EUA. Eles têm uma legião de groupies e tietes comparável ao "Grateful Dead" e agora ao "Phish".

Os shows deles são louquíssimos, com veradeiras art performances no palco. Teve uma época que os membros da banda só se apresentavam vestidos como animais de pelúcia.

Eles tem umas tietes famosas, como a atriz Juliette Lewis, que as vezes se apresenta com eles dançando no palco, ou cantando/tocando um instrumento.

O CD "Yoshimi Battles the Pink Robots" (não tenho certeza se é este exatamente o nome, mas é proximo) é um clássico. Há uns anos atrás eles tiveram o "desplante" de "regravar" o clássico album "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd :)

Um sacrilégio, mas eles acabaram sendo elogiados pela ousadia (e pela proposta)...

Val-André Mutran  disse...

Anônimo. É o new-psicodelismo em voga. Aliás, nunca deveria ter saído das paradas.
Um pouco mais para o segmento eletrônico, temos os The Chemical Brothers como a banda mais psicodélica do mundo rave.
Um espetáculo! Tenho tudo dos caras e vou preparar um arrasa quarteirão com eles.
Obrigadíssimo pelo estímulo e recomendo ouvir todos os discos dos languidos. Você vai gostar. É excelente.
Abraços e volte sempre. A casa é sua.

Val-André Mutran  disse...

Raul vou entregar o jogo. Pensei em você e na Califórnia quando mixei esse set.
Foi na última terça-feira, estava meio aborrecido com algumas coisas. Comezinhas, conclui depois, e preparei esse mini special.
Você acrescenta muitas informações preciosas ao post.
Afinal, não é qualquer banda que tem como fã ativa e uma belezura detentora de esparramado talento como a inigualável e instigante Juliette Lewis e seu jeitinho adoravelmente inocente e doidona.
Adoro as duas coisas. São características maravilhosas de muitas pessoas a qual me relaciono.
Os show's são realmente incríveis, como pude constatar num DVD que retrata o interessante avanço das bandas indies como influencia para os caminhos do bom e velho rock and roll. E lá estava os caras, tocando alucinadamente o megahit "Race For The Prize" que abre o set do special para o Flanar.
É com ousadia e talento que a humanidade fica cada vez menos careta e mais alegre, divertida e mais solidária para com os menos aquinhoados.
Com sua licença, vou aproveitar o maravilhoso gancho que você me deu ao citar os "Grateful Dead", que tanta falta faz no cenário.
Na minha modesta percepção, há um hiato tão grande, mas tão grande deixado pelos caras que, aos poucos, ao longo de 20 anos de carreira, uma banda em particular começa a ser citada pela crítica especializada com "herdeiros dos hippies doidões" na melhor acepção da palavra.
Você foi certeiro ao citar o melhor álbum da banda.

Segundo a Wikipédia, "Yoshimi Battles the Pink Robots" é o décimo álbum de estúdio da banda The Flaming Lips, foi lançado em 2002[1] e o mais bem sucedido de sua carreira.

Após o maestria sinfônica apresentada no álbum anterior, The Soft Bulletin, o "Flaming Lips" retornou as influencias do rock psicodélico, música eletrônica e pop alternativo dos álbuns anteriores.

E quem será? O leitor pode perguntar. Que é os herdeiros dos "Grateful Dead"?

Repondo.

Só tem uma banda com tamanha e agora demonstrada competência para tal: o Dave Matthews Band, sem qualquer sombra de dúvidas.

Já está pronto dois especiais do Dave Matthews Band. Tenho material raro deles desde o longíquo 1993!

De lá pra cá a evolução da banda é um dos processos musicais que mais me impressionou dentre todas as bandas, especialmente quando observo o engajamento político e destinação de recursos angariados em show's gratuítos ao ar livre em prol de causas humanitárias como o faz várias bandas, como o irlandeses do U2, apenas para citar uma delas.

Como o material sob minha posse do Dave Matthews Band é extenso, interessante, instigante e uma aula de como uma banda bem administrada pode galgar degraus sempre superiores sem abandonar o cerne de seu som inicial ou proposta de longo prazo, como queiram. Pretendo, com a habitual generosidade de nosso editor-chefe, Carlos Barretto e demais companheiros "avuadores", publicar não dois, mas, cinco especiais dos herdeiros do psicodelismo mundial.

Quem sabe daqui a pouco não sai o primeiro?

Até lá então. E obrigado Raul.