sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mudanças na Reanimação Cárdiorespiratória

A American Heart Association (AHA) realizou uma revisão nos protocolos de reanimação cárdiorespiratória nesta semana. Entre algumas mudanças, a que mais chamou a atenção foi a alteração no algoritmo básico do procedimento, que vem alterar de maneira drástica o que se chamava de A-B-C da reanimação. O ABC vem a ser a maneira mais simples de memorizar a sequência de atendimento na vigência de uma parada cárdiorespiratória. A = Airway (Via Aérea), B = Breathing (Respiração) e C = Circulation (Circulação). Desta forma, em Airway chamava-se a atenção para verificar se as vias aéras superiores (boca e laringe) estão livres, e desobstruídas, realizando inclusive algumas manobras facilitadoras. No Breathing, realizava-se a ventilação boca-a-boca, boca-a-máscara, ou, em caso de atendimento intrahospitalar, realizava-se o acesso avançado as vias aéreas com a entubação oro-traqueal, com ventilação artificial com bolsa tipo ambú. Em Circulation, inicia-se as manobras de massagem cardíaca externa, na velocidade de 100 massagens por minuto. 
Tudo funcionava assim há algum tempo. Contudo, a grande modificação que a AHA efetou no protocolo atual, foi exatamente a inversão desta sequência. De agora em diante, médicos, paramédicos, profissionais de saúde e leigos em geral, deverão adotar a sequência C-A-B
Sendo assim, passa a ser absolutamente prioritário o início precoce da massagem cardíaca externa, tão logo seja detectada a parada cárdiorespiratória. E lembrando que para manter o ritmo de 100 massagens por minuto, basta ter me mente o ritmo da música "Staying Alive" dos Bee Gees.
Para saber mais sobre as mudanças, clique aqui. Ou então vá direto para este link.
Não deixe também de visitar o CPR Guidelines 2010. Absolutamente necessário para leigos e profissionais de saúde. Afinal, este é um conhecimento que pode salvar a vida de quem está a seu lado.

6 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, posso trocar a música por "Ain´t my bitch", do Metallica?

Val-André Mutran  disse...

E que tal Enter Sandman da mesma banda Carlos e Scylla.
Só o contrabaixo reanima qualquer um. Hehe.

Carlos Barretto  disse...

Rss
Podem usar a música que desejarem. Desde que meçam os "beats per minute" em 100.
Precisamos apontar o equivalente nacional desta música, de maneira a popularizar mesmo este conhecimento, sem perder o ritmo.

Abs

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, o equivalente nacional poderia ser FDP3, do Gabriel, o Pensador.
Seguem fragmentos da letra, para sua apreciação:

FDP3
"Filha da puta, escuta o que eu vou te dizer
Você está no poder agora mas um dia vai se fuder
Você está numa boa rindo à toa cheio de graça
Mas todos nós ainda vamos ver a sua desgraça
Você se esconde em Brasí­lia essa ilha cercada de filha da puta
De político fajuto me escuta seu puto
Aprovando leis que são para você e sua cambada
Arranjando obras superfaturadas
Eles te exploram te chupam o sangue
Só pensam no lucro da sua gangue
Então escuta, pensa e responda a pergunta:
- Todo polí­tico é um filha da puta?"

Well, Charlie, talvez essa música não seja adequada - o paciente vai ser reanimado em "taquisupra", com frequência cardíaca de 200 bpm.
Não serve, né?!
Talvez o Val tenha uma idéia melhor.
Abs.

Renato disse...

Vai que um tecno-brega tenha esta batida!!!

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah! "Vai que", né, Renato?
Mas eu bem que não me incomodaria, desde que mantido o propósito de memorizar e popularizar o que pode bem ser o ritmo da vida.

Abs