domingo, 9 de janeiro de 2011

Os principais lançamentos literários de 2011

Segundo apurou a Revista Bula. Há vários lançamentos literários de peso agendados pelas principais editoras do país.

Sucesso editorial em qualquer época, as biografias destacam-se entre as previsões do periódico. Em destaque, outra obra sobre a vida do ex-Presidente Getúlio Vargas que, ao lado de JK, são os ídolos do agora, ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, escrito pelo jornalista Lira Neto.

Outro livro que particularmente e ansiosamente aguardo é: “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, do premiado Fernando Morais, pela Companhia das Letras. Resgatando a aventura patrocinada pelo ex-Ditador cubano Fidel Castro, que enviou cinco agentes secretos para os Estados Unidos, naturalmente para espionar, mas eles foram presos e condenados à prisão perpétua. O livro, que resulta das conversas de Morais com pessoas do governo cubano e com alguns dos espiões, deve sair em maio.

Outra de minhas expectativas é o lançamento do livro em que o jornalista Nelson Motta, relata suas impressões sobre o cineasta baiano Glauber Rocha, cujo título, “A Primavera do Dragão", editado pela Objetiva, deve trazer algumas novidades, espera-se, uma vez que protagonista já foi, biografado e objeto de muitas teses de mestrado e doutorado. Motta foi amigo pessoal do "malucão", morto em 1981, aos 42 anos e imagino que desse "mato" sai coisa boa.

Ainda, segundo a Bula. Estão previstos lançamentos de laureados pelo Prêmio Nobel de Literatura e do prestigioso Pulitzer, inclusive o de ficção: “Tinkers”, de Paul Harding, que vai para as livrarias, via Ed. Nova Fronteira.

Aguardemos pois, permanece um ambiente de inquietação no seio das grandes editoras, em razão de vários fatores. Dentre eles, o custo de produção e impressão de um país, cujos impostos, desafiam a competência gerencial de executivos tarimbados.

Mas, o quê dizer sobre um país de 190.732.694 de habitantes, conforme o Censo 2010, do IBGE, que pouco lê? Esse, o principal "nó" do futuro da Nação.

3 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Val, destes eu aguardo por Tinkers, com grande expectativa.
Um abraço.

Val-André Mutran  disse...

Sei que vc é Colecionador criterioso. O asf@web me recomendou, ainda, A Ligua Extraordinária.
Que tal? É bom mesmo?

Scylla Lage Neto disse...

Sim, Val, é diversão garantida.
Ótima pedida para as chuvas do planalto.
Abs.