quarta-feira, 2 de março de 2011

Hoje é dia de mais lançamentos Apple

Logo mais, no início da tarde, mais uma daquelas antológicas keynotes da Apple que sempre anunciam novidades. Quem fará o evento? Tim Cook, Scott Forestal, Jonnhy Ive? Os três? Ou vai se confirmar o rumor de uma brevíssima aparição de Steve Jobs? O que exatamente será lançado, além da quase certa segunda versão do iPad, por enquanto ainda extra-oficialmente batizada de iPad 2? Seria só isso? 
Esta última pergunta, para quem costuma acompanhar online as apresentações da Apple, não é de todo impertinente. Muitas coisas já foram surpreendentemente lançadas, sempre ao final dos eventos, sob o delicioso rótulo de One More Thing.  Por isso mesmo, tenho ouvido algumas expectativas interessantes de alguns usuários Apple locais. Fala-se até no lançamento da nova versão do iOS 4.3, o que não seria exatamente um absurdo. Contudo, acompanhando o ritmo da mídia especializada, nada aponta neste sentido. E o Gizmodo US, já fez as suas apostas para a tarde de hoje. Em resumo, ele aponta o seguinte:

Lançamento do iPad 2 - tão certo quanto 2 e 2 são 4. E ele ainda vai mais longe, indicando quais as possíveis melhorias seriam implantadas na nova versão:
  • 2 câmeras e uma provável versão do Photo Boot para o iPad. Para quem não sabe, o Photo Boot é um aplicativo para Mac OS que acrescenta efeitos divertidos na imagem produzida pela webcam;
  • FaceTime, naturalmente esperado, agora também para o iPad
  • novo processador A5 da Apple, muito provavelmente o multi-core ARM Cortex A9;
  • novo chip gráfico PowerVR SGX543, que daria um incremento na performance visual do iPad;
  • uma nova tela High Resolution Retina Display.
No terreno das especulações, citadas de diversas fontes, o Gizmodo US aponta ainda o seguinte:
  • o iPad seria ainda mais fino e ligeiramente mais leve;
  • um slot dedicado a cartões SD, o que deixaria o atual iPad Camera Connection Kit meio sem sentido; 
  • chipset compatível com GSM/CDMA;
  • parte traseira achatada e não levemente ovalada, como a atual.
  • alto-falantes maiores e melhores
One more thing - neste caso, é óbvio que se tratam de meras especulações. Mas feitas por gente muito antenada.
  • algo de novo em torno do Mobile Me. Passaria a ser um serviço totalmente centrado na nuvem. Para quem não sabe, Mobile Me é um serviço de inúmeras utilidades, prestado pela Apple ao custo de um pagamento anual de 100 dólares. Com ele, você tem direito a um montante variável de armazenamento online, com backup automático de seus contatos, agenda e algumas configurações de seu computador como contas de e-mail, widgets e outras configurações de extrema utilidade. Já lemos muito a respeito das supostas mudanças que seriam implementadas hoje. Mas como ainda não entendemos exatamente quais seriam, estaremos aguardando como a maioria dos mortais.
Agora, só nos resta esperar e conferir. Este poster, tentará acompanhar o evento online e transmitir as novidades através do perfil no Twitter @FlanarBarretto.  Confira você também.

Nenhum comentário: