terça-feira, 7 de junho de 2011

WWDC 2011 - As 10 novidades do Mac OS X Lion

O Mac Os X Lion, lançado ontem durante a WWDC 2011, terá 250 novas características em relação a versão atual, conhecida como Snow Leopard. Contudo, Phill Schiller apresentou apenas as 10 mais importantes, ou de maior visibilidade ao usuário final. Vamos então enumerá-las.

O Lion deverá usar e abusar dos trackpads de seus Macbooks ou de acessórios similares como o Magic Trackpad, disponível para sua linha de desktops iMac. Em associação com a nova ferramenta Mission Control (que deverá substituir o atual exposé), deve modificar a experiência do usuário em seu Mac. Mas também na navegação web, edição, visualização e gerenciamento de imagens, alternância entre aplicativos e muitas outras aplicações. Veja um exemplo na figura abaixo, os gestos que você ainda vai usar. Clique na imagem para ampliá-la.


Você perguntaria: seria o fim do mouse? Depende. Nos Macbooks, o trackpad sensível a gestos já é uma realidade. Já nos desktops iMac, a Apple admite o uso de gestos tanto no Magic Trackpad (considerado o acessório mais amigável a gestos), bem como no Multi-Touch Magic Mouse.

2) Full Screen Apps (Aplicativos em Tela Cheia)
O suporte a utilização de aplicativos em tela cheia, pela primeira vez, estará embutido no sistema operacional. Isso significa, que qualquer aplicativo poderá ser utilizado em full screen, bastando para isso um único clique. Durante o evento, foram demosntrados alguns exemplos com o o iPhoto, Mail, Safari,  Photo Booth e Pages. 
Mas para fazer uso do Full Screen, o aplicativo tem que ser desenvolvido com compatibilidade a esta nova característica. Em outras palavras funciona de acordo com a imagem abaixo.


Já anunciado desde outubro o ano passado, o recurso promete trazer uma maneira mais divertida e elegante de lidar com os aplicativos em execução no sistema operacional. De fato, a Apple o define como a reunião dos atuais Exposé, Dashboard, Spaces e Full Screen, em uma só poderosa ferramenta de gestão.
Para ter uma idéia de tudo o que estiver rodando em sua área de trabalho, acessando o Mission Control, basta fazer o chamado swipe up (deslizar na horizontal com 3 dedos) ou então clicar no novo ícone da ferramenta no dock.
Neste instante, surge uma nova tela que deverá mostrar na parte superior uma fileira de pequenas imagens (thumbnails) com o Dashboard, Spaces, e as aplicações que estiverem no modo tela cheia. Na parte inferior, uma visão estilo Exposé de todas as janelas abertas em sua área de trabalho.


Já em funcionamento nas versões atuais do Mac OS X, a Mac App Store será a maneira mais cômoda de adquirir, instalar e atualizar aplicativos para seu Mac. Sem novidades neste particular.


É a maneira mais rápida e simples de acessar todos os aplicativos instalados em seu Mac. Agora, você nem precisa mais acessar o Finder para saber tudo o que tem instalado em seu computador. O Finder, deverá estar reservado para a busca de arquivos e dados.
É claro que você vai poder ordenar ou agrupar os ícones de acordo com suas preferências pessoais. Além disso usando o gesto swipe across (ou deslizar verticalmente dois dedos), vai ter acesso a tantas páginas quanto maior o número de aplicativos que tiver instalado em seu Mac.

6) Resume
Agora, as aplicações que você fechou, reabrirão exatamente do mesmo jeito que você as deixou, na última vez que utilizou. É um recurso útil quando são feitas atualizações de software, que eventualemte exijam que você salve seus trabalhos e feche todos seus aplicativos. Com o Resume, seu computador retorna da exata maneira que deixou antes de reiniciá-lo. 


Aqui, a novidade é única. Mas desmembrada em dois aspectos. O primeiro é o Auto Save, ou salvamento automático. O Mac Os X Lion agora salva automaticamente seus documentos enquanto você trabalha ou durante as pausas a cada 5 minutos. E o faz salvando apenas as mudanças ao invés de criar novas cópias do mesmo documento. Além disso, se não estiver satisfeito com as mudanças, a opção Revert (Reverter) traz de volta a versão anterior. Mas se já estiver satisfeito, pode usar a opção Lock (Travar) para congelar o documento do jeito que está. Poderá também Duplicar a versão atual de seu documento, de forma a utilizá-lo como um padrão para usos futuros. 
Com o poderoso recurso Versions, o Lion faz para você uma imagem de seu documento atual a cada hora. Desta maneira, você poderá acessar suas diferentes versões ao longo do tempo, durante o processo criativo. Similar ao que acontece atualmente com o recurso Time Machine.
Tudo isso, agora disponível em uma pequena setinha, logo ao lado do nome do arquivo, na janela do aplicativo.

8) AirDrop

Eis aí uma interessante surpresa da apresentação de ontem sobre o Lion. O AirDrop é a maneira mais simples de compartilhar qualquer arquivo com algum outro usuário de AirDrop nas imediações. Basta clicar no ícone do AirDrop disponível no Finder que ele vai localizar os usuários a cerca de 10 metros de você. Para compartilhar um arquivo, basta escolher um nome de usuário. Se o arquivo for aceito, uma transferência criptografada é iniciada depositando o arquivo na pasta Download do usuário alvo. 
Aqui, apesar de encantado com o recurso, me sobraram dúvidas. A Apple diz que a transferência é "wireless". Contudo, informa que o procedimento não requer conexão WiFi. Como seria feita então?

9) Mail

O novo Mail será uma das aplicações que serão beneficiadas pelo novo recurso tela cheia do Lion. Mas esta não será a única novidade. Mensagens com Previews customizáveis, recurso Conversations (que as agrupa sobre o mesmo Título), busca inteligente de mensagens, tudo em bom full screen.


Versão corporativa do Lion, promete melhorias para servidores Apple em pequenas e grandes empresas. Sobre ele, nada poderia informar, por ser absolutamente fora de minha área de interesse como usuário doméstico de produtos Apple.

Então é isso. Que tal? Prontos para o download?
Sim! Vocês leram corretamente. Nada de CDs, DVDs ou pendrives, conforme chegou a ser divulgado. Mas o upgrade para o Mac OS X Lion será feito exclusivamente através da Mac App Store (4 Gbytes), e está previsto para o início de julho. Preço? Agora é que eu quero ver! Hehehehehe
Tudo por apenas 30 dólares!
Tão vendo como vale o "caríssimo" investimento que fazem na plataforma Mac? Quanto sairia uma nova versão de seu principal concorrente?

6 comentários:

ASF disse...

Sobre o AirDrop o funcionamento requer que os usuários estejam na mesma rede, seja cabeada ou WiFi daí o Bonjour e Finder no Lion para todo o resto pra você.

Carlos Barretto  disse...

Claro que foi exatamente o que eu pensei Antonio. Mas veja como o texto oficial da Apple deixa confuso:

"With AirDrop, you can send files to anyone around you wirelessly — no Wi-Fi network required. And no complicated setup or special settings. Just click the AirDrop icon in the Finder sidebar, and your Mac automatically discovers other AirDrop users within about 30 feet of you."

Que tal?

ASF disse...

Corrigindo: os Macs não precisarão estar na mesma rede WiFi como eu disse acima, o AirDrop utilizará a interface de rede sem fio dos Macs (Airport) para estabelecer conexões ponto a ponto (sem necessidade de configuração) dinamicamente para a troca de arquivos.

Acho que agora ficou claro.

Carlos Barretto  disse...

Agora sim. Com toda certeza.
Porque do jeito que a Apple divulgou, cheguei até a pensar em prosaicas conexões Blutooth para sustentar o "Airdrop".
Obrigado pelo ótimo e oportuno esclarecimento.

ASF disse...

Quanto a essa questão da ausência de cópias em DVD, tudo indica que você pode fazer a sua cópia de segurança para uma eventual reinstalação sem a necessidade de novo download.

Acontece que após o download do Lion, é criado no disco local uma imagem .dmg contendo o instalador do sistema. Essa imagem pode ser gravada em DVD e utilizada posteriormente. Pelo menos nas versões beta isso está funcionando e não há razão para que isso mude na versão final.

Carlos Barretto  disse...

Ótima informação, que certamente vai tranquilizar e ajudar a esclarecer as inúmeras dúvidas, daquela "keynote", que pareceu tão pequena, frente a tantas novidades.
Obrigado e Abs