sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Memória e felicidade

Imagem: Carlos Barretto. Todos os direitos reservados
Esta imagem talvez seja simplória, não traga novidades para ninguém e talvez seja mesmo muito comum. Mas ela tem um enorme valor pessoal para mim, e certamente para boa parte de minha família. 
Ela foi feita em Mosqueiro, em uma manhã iluminada na Praia Grande. O sol estava quase à pino, a maré ainda "enchia", a água estava morna e as ondas estavam seguras. Eis então que surge esta alegre criança.  Tomava banho sozinha e curtia o momento sob o olhar vigilante da mãe, sentada na praia. Pulava, "plantava bananeira", nadava meio sem jeito, daquele jeito caboclo, mexendo a cabeça para ambos os lados.
De imediato, me vieram a cabeça memórias. Lindas memórias dos tempos em que fazia e sentia exatamente o mesmo que ele na hora do banho de praia. Memórias também de meus filhos, ainda em tenra idade, curtindo as mesmas sensações. 
A câmera estava à tira-colo, equipada com uma lente clara de 80-200 mm. Nem duvidei. Liguei o "multi-burst" e sem disfarçar que ia fotografar, comecei a disparar. Com um só aperto no disparador, cerca de 20 imagens em sequência foram feitas. Ele percebeu que eu fotografava e atiçou mais ainda suas peraltices na água. 
Ao final, ao baixar a sequência de imagens no Mac, escolhi esta única. O resto, tenho certeza que vocês já entenderam.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Sinto falta de me sentir assim...

Carlos Barretto  disse...

Eu continuo mantendo esta capacidade quando consigo entrar naquelas águas, Yúdice. Mesmo com os relatos de altos índices de coliformes.
Ó Deus!

Abs